A história da defesa do princípio do ensino público e gratuito no Brasil envolveu vá...
Responda: A história da defesa do princípio do ensino público e gratuito no Brasil envolveu vários defensores da Escola Nova. Entre esses diferentes defensores destacam–se os seguintes:
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Por Ingrid Nunes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a) Fernando de Azevedo e Anísio Teixeira.
A Escola Nova foi um movimento educacional que buscou modernizar a educação no Brasil, defendendo princípios como o ensino público, gratuito, laico e voltado para a formação integral do indivíduo. Fernando de Azevedo e Anísio Teixeira são figuras centrais nesse movimento.
Fernando de Azevedo foi um dos pioneiros na defesa da educação pública e gratuita, atuando na formulação de políticas educacionais e na criação de instituições que refletiam os ideais da Escola Nova.
Anísio Teixeira, por sua vez, foi um dos maiores expoentes da Escola Nova no Brasil, defendendo a democratização do ensino e a educação como direito social, além de implementar reformas educacionais baseadas nos princípios da Escola Nova.
Outros nomes citados nas alternativas, como Florestan Fernandes, Paulo Freire e Dermeval Saviani, são importantes educadores, mas suas contribuições estão mais relacionadas a outras correntes pedagógicas ou a momentos históricos diferentes.
Portanto, a alternativa correta é a) Fernando de Azevedo e Anísio Teixeira, que efetivamente foram defensores do princípio do ensino público e gratuito no contexto da Escola Nova no Brasil.
A Escola Nova foi um movimento educacional que buscou modernizar a educação no Brasil, defendendo princípios como o ensino público, gratuito, laico e voltado para a formação integral do indivíduo. Fernando de Azevedo e Anísio Teixeira são figuras centrais nesse movimento.
Fernando de Azevedo foi um dos pioneiros na defesa da educação pública e gratuita, atuando na formulação de políticas educacionais e na criação de instituições que refletiam os ideais da Escola Nova.
Anísio Teixeira, por sua vez, foi um dos maiores expoentes da Escola Nova no Brasil, defendendo a democratização do ensino e a educação como direito social, além de implementar reformas educacionais baseadas nos princípios da Escola Nova.
Outros nomes citados nas alternativas, como Florestan Fernandes, Paulo Freire e Dermeval Saviani, são importantes educadores, mas suas contribuições estão mais relacionadas a outras correntes pedagógicas ou a momentos históricos diferentes.
Portanto, a alternativa correta é a) Fernando de Azevedo e Anísio Teixeira, que efetivamente foram defensores do princípio do ensino público e gratuito no contexto da Escola Nova no Brasil.
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