Questões Conhecimentos Específicos História e Geografia do Estado de São Paulo

São Paulo de Piratininga, 1o de setembro de 1554. (...) Moramos aqui set...

Responda: São Paulo de Piratininga, 1o de setembro de 1554. (...) Moramos aqui sete irmãos, separados do convívio dos portugueses e unicamente aplicados à conversão dos índios. Temos também em...


1Q22792 | Conhecimentos Específicos, História e Geografia do Estado de São Paulo, Executivo Público, Casa Civil SP, FCC

São Paulo de Piratininga, 1o de setembro de 1554.

(...) Moramos aqui sete irmãos, separados do convívio dos portugueses e unicamente aplicados à conversão dos índios. Temos também em casa conosco alguns filhos dos gentios, que atraímos a nós de diversas partes. Estes apartam-se dos costumes dos pais, (...) põem muito acima do amor dos pais o amor que nos têm. (...) Desde janeiro até o presente, estivemos às vezes mais de vinte numa casa pobrezinha, feita de barro e paus e coberta de palha (...) que é, ao mesmo tempo, escola, enfermaria, dormitório, refeitório, cozinha e despensa.

(José de Anchieta. Minhas cartas. Coletânea de Manuscritos. São Paulo: Associação Comercial, s/d, p.147)

Com base no texto e no conhecimento histórico, analise as afirmações abaixo.

I. Os padres fundaram colégios nas Américas com o objetivo de ensinar aos índios as noções de trabalho regular, intensivo e compulsório.
II. Segundo um frio cálculo econômico, a tentativa de sujeição do índio realizada pelos colonos portugueses consistia na sua escravização.
III. Os padres jesuítas deveriam realizar a catequização dos índios e dos negros a fim de fixar as fronteiras dos reinos ibéricos e desenvolver a cultura de povos primitivos.
IV. Os padres da Companhia de Jesus, motivados por concepções religiosas, esforçaram-se para transformar os índios em bons cristãos por meio do ensino, e dessa forma integrá-los à colonização.
V. As ordens religiosas tiveram o mérito de tentar proteger os índios da escravidão imposta pelos colonos, mas não tiveram respeito pela cultura indígena, chegando, alguns deles, a duvidar que os índios fossem pessoas.

Está correto o que se afirma SOMENTE em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Usuário
Por HERON MAIA CESAR em 31/12/1969 21:00:00
Vamos analisar cada afirmativa com base no texto e no contexto histórico:

I. Diz que os padres fundaram colégios para ensinar trabalho compulsório.
✘ Incorreta. O objetivo principal era a catequese e a educação religiosa, não o trabalho forçado.

II. Afirma que os colonos portugueses buscavam sujeitar os índios pela escravização.
✔ Correta. De fato, muitos colonos viam os indígenas como mão de obra escrava.

III. Diz que os jesuítas catequizavam índios e negros para fixar fronteiras e desenvolver culturas primitivas.
✘ Incorreta. A catequese tinha motivação religiosa, não geopolítica ou de “desenvolvimento cultural” nesse sentido.

IV. Afirma que os jesuítas buscavam transformar os índios em cristãos por meio do ensino, integrando-os à colonização.
✔ Correta. Esse era o papel central da Companhia de Jesus.

V. Diz que as ordens religiosas tentaram proteger os índios da escravidão, mas não respeitaram sua cultura, chegando alguns a duvidar que fossem pessoas.
✔ Correta. Houve defesa contra a escravidão, mas também imposição cultural e desvalorização das tradições indígenas.

👉 Portanto, estão corretas as afirmativas II, IV e V.
✅ Alternativa correta: b) Somente as afirmativas 2, 4 e 5 são verdadeiras.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.