Questões Direito Administrativo Licitação

É lícita constrição judicial sobre patrimônio de concessionária de serviço público p...

Responda: É lícita constrição judicial sobre patrimônio de concessionária de serviço público por dívida de empresa que anteriormente explorava o serviço e contraída na respectiva exploração.


1Q228160 | Direito Administrativo, Licitação, Procurador, PGE ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Em relação às licitações, aos contratos administrativos e às
concessões de serviços públicos, julgue os itens subseqüentes.

É lícita constrição judicial sobre patrimônio de concessionária de serviço público por dívida de empresa que anteriormente explorava o serviço e contraída na respectiva exploração.

  1. ✂️
  2. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
David Castilho
Por David Castilho em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)

A questão trata da possibilidade de constrição judicial sobre o patrimônio de uma concessionária de serviço público em relação a dívidas contraídas pela empresa que anteriormente explorava o serviço.

De acordo com a jurisprudência e a doutrina, a concessionária atual responde pelos encargos e obrigações decorrentes da exploração do serviço público durante o período em que estiver na concessão. No entanto, dívidas contraídas pela empresa anterior, antes da transferência da concessão, não se confundem com as obrigações da concessionária atual. Portanto, é lícito que haja constrição judicial sobre o patrimônio da concessionária atual em relação a dívidas da empresa anterior, pois são patrimônios distintos e as obrigações não se transmitem automaticamente.

Por isso, a afirmativa está correta.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.