Na literatura científica, há um razoável consenso sobre as transformações que o mundo do trabalho atravessa no limiar do século XXI. Tais transformações caracterizam-se por: interdependência dos mercados; aceleração das inovações tecnológicas; redução do ciclo de vida dos produtos; mundialização da produção, distribuição e comercialização; redes globais de comunicação e informação; crescente conhecimento agregado na produção; redimensionamento das corporações, empresas lights , enxutas; incremento da terceirização de serviços e do trabalho autônomo. Acerca de outros aspectos que também caracterizam o processo contemporâneo de transformações no mundo do trabalho e mudanças nas organizações, assinale a alternativa correta.
a) Observa-se um crescimento significativo do contingente tradicional dos trabalhadores na indústria e uma redução da terceirização da economia.
b) Observa-se o aumento significativo do trabalho masculino em detrimento do feminino, absorvido pelo capital, preferencialmente, nas modalidades de trabalho part-time , precarizado e desregulamentado.
c) A ultraespecialização vem evoluindo para a multiqualificação e a especialização flexível na execução de novas tarefas, criando condições operacionais para a flexibilidade funcional (rodízio de atividades, polivalênci no âmbito das corporações.
d) A formação profissional orienta-se, cada vez mais, para o desenvolvimento de competências que não necessitam de fluência tecnológica para lidar com os novos instrumentos de trabalho.
e) Há uma crescente expansão do terceiro setor que se caracteriza por empresas de perfil mais comunitário e trabalho voluntário, leque diversificado de atividades com fins lucrativos.