Questões Direito Administrativo Regime jurídico administrativo

Tavares é dono de um bar em local de intensa atividade noturna. Devido ao reduzido ...

Responda: Tavares é dono de um bar em local de intensa atividade noturna. Devido ao reduzido espaço na parte interna de seu estabelecimento, Tavares costuma colocar mesas na calçada em frente ao bar e na...


1Q230712 | Direito Administrativo, Regime jurídico administrativo, Promotor de Justiça, MPE RN, CESPE CEBRASPE

Tavares é dono de um bar em local de intensa atividade noturna. Devido ao reduzido espaço na parte interna de seu estabelecimento, Tavares costuma colocar mesas na calçada em frente ao bar e na área lateral deste. Com o passar do tempo, visando proporcionar maior conforto aos seus clientes, Tavares decidiu cercar e cobrir a área pública, incorporando-a ao seu estabelecimento. Informados da situação, os fiscais da prefeitura autuaram Tavares por invasão de área pública, concedendo-lhe prazo para que sanasse a ilegalidade. Tavares, contudo, quedou-se inerte. Vencido o prazo concedido pela prefeitura para a regularização da situação, observados os devidos procedimentos legais, os fiscais demoliram a construção em área pública.

Tendo como referência a situação hipotética acima, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Ingrid Nunes
Por Ingrid Nunes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: d)

No caso apresentado, os fiscais agiram corretamente ao demolir a construção em área pública após Tavares não ter regularizado a situação dentro do prazo concedido pela prefeitura. Isso porque a administração pública possui poderes administrativos para impor limites ao exercício de direitos individuais, visando evitar danos à coletividade.

Neste contexto, a atuação da administração pública se deu no exercício do poder de polícia, que é a faculdade de a administração pública condicionar e restringir o uso e gozo de bens, atividades e direitos individuais em prol do interesse coletivo. Assim, a prefeitura agiu dentro de suas competências administrativas ao demolir a construção irregular.

Portanto, a opção correta é a alternativa d), pois a administração pública pode, sim, valer-se de seus poderes administrativos para impor limites ao exercício de direitos individuais, sem a necessidade de recorrer ao Poder Judiciário, desde que respeitados os devidos procedimentos legais.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.