Um dos transtornos psicopatológicos mais comuns em crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual é o transtorno de estresse pós-traumático (TEPT), que pode ser identificado a partir de uma série de sintomas, entre os quais se incluem
a) excitação diminuída, verificada por meio de ausência de transtorno do sono, comportamento amável, apatia, alta concentração, hipervigilância, resposta exagerada de sobressalto e resposta autônoma a lembranças traumáticas.
b) excitação aumentada, irritabilidade, amabilidade, sedução, dificuldade de concentração, hipovigilância, resposta exagerada de sobressalto e resposta autônoma a lembranças traumáticas.
c) excitação diminuída, verificada por meio de transtorno de alimentação, irritabilidade, raiva, dificuldade de concentração, hipervigilância, resposta exagerada de sobressalto e resposta autônoma a lembranças traumáticas.
d) excitação aumentada, verificada por meio de transtorno de alimentação, amabilidade, raiva, alta concentração, hipervigilância, resposta exagerada de sobressalto e resposta autônoma a lembranças traumáticas.
e) excitação aumentada, verificada por meio de transtorno do sono, irritabilidade, raiva, dificuldade de concentração, hipervigilância, resposta exagerada de sobressalto e resposta autônoma a lembranças traumáticas.