No processo de organização do trabalho e do estabelecimento de suas condições, as organizações frequentemente elaboram projetos de reengenharia. Usualmente, tais projetos se iniciam pelo benchmarking, que consiste na(o)
✂️ a) integração de diversas tarefas em uma, com o objetivo de reduzir erros, atrasos e problemas de comunicação inevitáveis quando o gerenciamento de um produto ou de um cliente é feito por mais de uma pessoa. ✂️ b) descrição das práticas utilizadas por outras empresas, consideradas excepcionais em um processo específico, para localizar as falhas e planejar mudanças nos processos da própria empresa. ✂️ c) substituição das descrições de funções por matrizes que representam as habilidades, os comportamentos e competências, além de outros fatores, como gênero, nível de desempenho ou tempo de cargo. ✂️ d) mapeamento das tarefas realizadas em um determinado processo, seguido do estabelecimento do elenco de características, habilidades e aptidões necessárias a quem executa a tarefa. ✂️ e) empoderamento dos colaboradores no que diz respeito à tomada de decisões sobre a reorganização do trabalho e no estabelecimento de uma rede para alimentá-los de informações necessárias à tomada de decisão.