Questões Pedagogia Processo Ensino Aprendizagem

Analise as seguintes afirmações:- Lá fui eu para uma escola (...) Tinha a...

Responda: Analise as seguintes afirmações:- Lá fui eu para uma escola (...) Tinha algumas idéias genéricas sobre o fato de que todas as crianças eram capazes de aprender e de que havia técnicas...


1Q241143 | Pedagogia, Processo Ensino Aprendizagem, Supervisor Escolar, SEE SP, CETRO

Analise as seguintes afirmações:

- Lá fui eu para uma escola (...) Tinha algumas idéias genéricas sobre o fato de que todas as crianças eram capazes de aprender e de que havia técnicas para ensinar. Passei a empregá-las. (...) alguém pensava procedimentos técnicos, passava-os como um pacote para o professor, que entrava na classe e executava. (Weisz, 2002)

- O professor é que precisa compreender o caminho da aprendizagem que o aluno está percorrendo naquele momento e, em função disso, identificar as informações e as atividades que permitam a ele avançar do patamar de conhecimento que já conquistou para outro mais evoluído. (Weisz, 2002)


Os dois recortes do relato de Weisz (2002) tratam de duas concepções distintas de aprendizagem que influenciam o ato de ensinar. Referem-se, respectivamente, às concepções:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Matheus Fernandes
Por Matheus Fernandes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: c)

Vamos analisar as duas afirmações e as concepções que elas representam.

Na primeira afirmação, Weisz fala de uma visão em que o professor recebe um "pacote" de procedimentos técnicos para aplicar, como se o aluno fosse um recipiente vazio a ser preenchido. Isso remete à concepção empirista, que entende o sujeito da aprendizagem como alguém passivo, que aprende por meio da experiência e da transmissão do conhecimento pelo professor.

Na segunda afirmação, Weisz destaca que o professor deve compreender o caminho que o aluno está percorrendo e ajudá-lo a avançar em seu conhecimento, reconhecendo o aluno como protagonista do seu processo de aprendizagem, que reflete sobre o objeto de conhecimento e interage com outros. Essa visão é típica do construtivismo, que entende a aprendizagem como uma construção ativa do aluno.

Portanto, a primeira concepção é empirista e a segunda é construtivista, o que corresponde à alternativa c).
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.