Questões Pedagogia Processo Ensino Aprendizagem

Analise a seguinte situação: Um professor de Língua Portuguesa dividiu su...

Responda: Analise a seguinte situação: Um professor de Língua Portuguesa dividiu sua classe em subgrupos para escrever uma carta ao diretor da escola pedindo liberação do prédio nos fins de sem...


1Q241575 | Pedagogia, Processo Ensino Aprendizagem, Supervisor Escolar, SEE SP, CETRO

Analise a seguinte situação:

Um professor de Língua Portuguesa dividiu sua classe em subgrupos para escrever uma carta ao diretor da escola pedindo liberação do prédio nos fins de semana para atividades esportivas e culturais. Em cada grupo, um observador registraria todas as discussões que ocorressem durante a elaboração da carta. Ao final da escrita, o grupo deveria discutir o que ocorrera durante a produção e chegar a um consenso sobre os aspectos essenciais do ato de escrever. (Mello, 2004)

As características da situação proposta pelo professor evidenciam um caso daquilo que a autora denomina transposição didática, que significa

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Camila Duarte
Por Camila Duarte em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: d) A transposição didática é um conceito fundamental na didática que se refere ao processo de transformar o conhecimento científico ou as práticas sociais em conteúdos que possam ser ensinados e aprendidos na escola. Ou seja, é a modificação dos objetos de conhecimento para que se tornem acessíveis e apropriados ao contexto escolar.

No caso apresentado, o professor organiza uma atividade em que os alunos produzem uma carta, discutem e refletem sobre o ato de escrever, o que implica transformar uma prática social (escrever uma carta para o diretor) em um conteúdo didático a ser trabalhado em sala. Isso caracteriza a transposição didática, pois o saber social é adaptado para o ensino.

As outras alternativas, embora abordem aspectos importantes da aprendizagem em grupo, cooperação e habilidades sociais, não definem corretamente o conceito de transposição didática conforme a autora mencionada (Mello, 2004).

Portanto, a alternativa d é a que melhor explica o conceito de transposição didática, alinhada ao que foi proposto na questão e ao gabarito oficial.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.