Questões Pedagogia Avaliação da aprendizagem

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Q241885 | Pedagogia, Avaliação da aprendizagem, Supervisor Escolar, SEE SP, CETRO

Ao analisar os resultados de uma escola onde a maioria dos alunos não aprendeu a ler e a escrever, um Supervisor de Ensino articulou um processo de formação continuada para a equipe, tendo como referência, entre outros autores, Freire (1997).
Nesse processo, partiu das seguintes reflexões:

I. não há docência sem discência porque ensinar inexiste sem aprender.
II. existem saberes indispensáveis à prática docente de educadores (as) críticos (as), ou conservadores (as), porque são saberes demandados pela prática educativa em si mesma, independentemente de sua cor política ou ideológica.
III. a reflexão crítica sobre a prática é uma exigência da relação prática/teoria, sem a qual a teoria pode ir virando blábláblá e a prática ativismo.
IV. a formação permanente implica aceitar que o formador é o sujeito dessa relação, e a ele cabe transferir os conhecimentos que detém.
V. é pensando criticamente a prática de hoje ou de ontem que se pode melhorar a próxima prática.

Está de acordo com o pensamento de Freire (1997) o contido em

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Ingrid Nunes
Por Ingrid Nunes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: c)

O pensamento de Paulo Freire, conforme apresentado no enunciado, destaca a importância da relação entre ensinar e aprender, da reflexão crítica sobre a prática educativa e da formação continuada dos educadores. Vamos analisar cada uma das reflexões apresentadas:

I. "Não há docência sem discência porque ensinar inexiste sem aprender." - Essa reflexão destaca a interdependência entre ensinar e aprender, ressaltando que o processo educativo envolve uma troca constante de conhecimento entre educador e educando.

II. "Existem saberes indispensáveis à prática docente de educadores (as) críticos (as), ou conservadores (as), porque são saberes demandados pela prática educativa em si mesma, independentemente de sua cor política ou ideológica." - Nesta reflexão, Freire ressalta a importância de certos saberes para a prática docente, independentemente da orientação política ou ideológica do educador.

III. "A reflexão crítica sobre a prática é uma exigência da relação prática/teoria, sem a qual a teoria pode ir virando blábláblá e a prática ativismo." - Aqui, destaca-se a necessidade de uma reflexão crítica sobre a prática educativa, evitando que a teoria se torne vazia e a prática se reduza a mera execução de atividades.

IV. "A formação permanente implica aceitar que o formador é o sujeito dessa relação, e a ele cabe transferir os conhecimentos que detém." - Essa reflexão ressalta a importância da formação continuada dos educadores, destacando o papel do formador na transmissão de conhecimentos.

V. "É pensando criticamente a prática de hoje ou de ontem que se pode melhorar a próxima prática." - Aqui, destaca-se a importância da reflexão crítica sobre a prática atual e passada como forma de aprimorar as práticas futuras.

Portanto, as reflexões I, II, III e V estão de acordo com o pensamento de Paulo Freire, conforme apresentado no enunciado.
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