Questões Pedagogia Supervisão Escolar
Analise o seguinte projeto: "Uma escola de Ensino Médio incluiu em seu pl...
Responda: Analise o seguinte projeto: "Uma escola de Ensino Médio incluiu em seu plano anual de trabalho um projeto sobre "gravidez precoce", a ser desenvolvido em determinado período do ano. D...
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Por Ingrid Nunes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: c)
Vamos analisar cada um dos pareceres:
I. Diz que o projeto não observou os conteúdos próprios das disciplinas, pois o tema é transversal e deve ser desenvolvido assim. Mas, no projeto descrito, os conteúdos das disciplinas foram articulados e integrados, com atividades e resultados ligados ao tema, o que é justamente a interdisciplinaridade prevista nas Diretrizes. Então, essa afirmação não está correta.
II. Afirma que o tema é polêmico e não pode ser tratado por todas as disciplinas ao mesmo tempo, pois pode causar rejeição dos pais e comunidade. Porém, as Diretrizes valorizam o tratamento de temas relevantes e atuais, mesmo que polêmicos, de forma interdisciplinar, para formar cidadãos críticos. Portanto, essa visão é restritiva e não condiz com as orientações.
III. Reconhece que o projeto tem características de interdisciplinaridade e contribui para a formação de uma nova cidadania, com protagonismo responsável e valores fundamentais para a vida em sociedade. Essa avaliação está alinhada com as Diretrizes Curriculares, que valorizam projetos assim.
IV. Afirma que não houve pesquisa para justificar o tema e, por isso, o Supervisor não pode aprovar o projeto. No texto, não há indicação de que o projeto não tenha sido planejado com base em necessidades dos alunos; além disso, as Diretrizes não vedam o projeto por essa razão, e o Supervisor deve apoiar iniciativas que promovam aprendizagem significativa.
Portanto, o parecer mais adequado é o III, que valoriza a interdisciplinaridade e o papel do projeto na formação cidadã. As outras afirmativas apresentam incorreções ou visões limitadas.
Vamos analisar cada um dos pareceres:
I. Diz que o projeto não observou os conteúdos próprios das disciplinas, pois o tema é transversal e deve ser desenvolvido assim. Mas, no projeto descrito, os conteúdos das disciplinas foram articulados e integrados, com atividades e resultados ligados ao tema, o que é justamente a interdisciplinaridade prevista nas Diretrizes. Então, essa afirmação não está correta.
II. Afirma que o tema é polêmico e não pode ser tratado por todas as disciplinas ao mesmo tempo, pois pode causar rejeição dos pais e comunidade. Porém, as Diretrizes valorizam o tratamento de temas relevantes e atuais, mesmo que polêmicos, de forma interdisciplinar, para formar cidadãos críticos. Portanto, essa visão é restritiva e não condiz com as orientações.
III. Reconhece que o projeto tem características de interdisciplinaridade e contribui para a formação de uma nova cidadania, com protagonismo responsável e valores fundamentais para a vida em sociedade. Essa avaliação está alinhada com as Diretrizes Curriculares, que valorizam projetos assim.
IV. Afirma que não houve pesquisa para justificar o tema e, por isso, o Supervisor não pode aprovar o projeto. No texto, não há indicação de que o projeto não tenha sido planejado com base em necessidades dos alunos; além disso, as Diretrizes não vedam o projeto por essa razão, e o Supervisor deve apoiar iniciativas que promovam aprendizagem significativa.
Portanto, o parecer mais adequado é o III, que valoriza a interdisciplinaridade e o papel do projeto na formação cidadã. As outras afirmativas apresentam incorreções ou visões limitadas.
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