Questões Pedagogia Supervisão Escolar

Analise o seguinte projeto: "Uma escola de Ensino Médio incluiu em seu pl...

Responda: Analise o seguinte projeto: "Uma escola de Ensino Médio incluiu em seu plano anual de trabalho um projeto sobre "gravidez precoce", a ser desenvolvido em determinado período do ano. D...


1Q242339 | Pedagogia, Supervisão Escolar, Supervisor Escolar, SEE SP, CETRO

Analise o seguinte projeto:

"Uma escola de Ensino Médio incluiu em seu plano anual de trabalho um projeto sobre "gravidez precoce", a ser desenvolvido em determinado período do ano. Desde o planejamento os professores ficaram envolvidos com o projeto. Apresentado aos alunos, houve acolhida rápida da maioria. Outros foram se envolvendo aos poucos. Os conteúdos de cada uma das áreas do currículo eram articulados, de modo que as atividades desenvolvidas e propostas aos alunos e os seus resultados, faziam parte do projeto. Foram realizados estudos, pesquisas, análises, identificação da incidência de gravidez precoce e de doenças sexualmente transmissíveis, associadas a espaços urbanos, população, faixa etária, hábitos e costumes, lazer, trabalho etc. A cada pesquisa e coleta de dados, impunham-se gráficos, análises, elaboração de relatórios. Os alunos ficaram entusiasmados estudando os órgãos do corpo humano, genética, tomando conhecimento dos cuidados necessários para a saúde e desenvolvimento do bebê, temas aprofundados por meio de palestras médicas e de psicólogos especialistas em desenvolvimento infantil. A ética nas relações e o respeito à vida permearam todo o projeto. Muitos relatórios foram escritos e reescritos; gráficos construídos e analisados; muita aprendizagem ocorreu."

O Supervisor de Ensino, ao tomar conhecimento do projeto, emitiu seu parecer afirmando que

I. embora o tema seja relevante, a forma escolhida para desenvolvê-lo acabou por não observar os conteúdos próprios das disciplinas do Ensino Médio, pois se trata de tema transversal, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais, e como tal deve ser desenvolvido.
II. o projeto envolve um tema polêmico que mexe com valores familiares; por esse motivo, não pode ser visto como conteúdo de todas as disciplinas ao mesmo tempo, pois pode passar aos pais e à comunidade a idéia de que os alunos perdem tempo com esse assunto, em detrimento de conteúdos mais importantes.
III. o projeto atende às características da interdisciplinaridade e contribui para a constituição de uma nova cidadania, cujo exercício exige conhecimentos e informações necessários para um protagonismo responsável, além do que, permite evidenciar valores que se mostram fundamentais para a vida em sociedade.
IV. o planejamento e a realização do projeto não foram precedidos de uma pesquisa para justificar a escolha do tema a partir do interesse e da necessidade daqueles alunos, razão pela qual é vedado ao Supervisor de Ensino dar um parecer favorável para sua continuidade. Considerando o projeto apresentado e o preconizado nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (Parecer CNE nº 15/98) e nas Diretrizes para a Implementação do Ensino Médio no Sistema de Ensino do Estado de São Paulo (Indicação CEE nº 9/2000), identifique, nas alternativas apresentadas, o(s) parecer(es) mais adequado(s) a ser(em) emitido(s) pelo Supervisor de Ensino.

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💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Ingrid Nunes
Por Ingrid Nunes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: c)

Vamos analisar cada um dos pareceres:

I. Diz que o projeto não observou os conteúdos próprios das disciplinas, pois o tema é transversal e deve ser desenvolvido assim. Mas, no projeto descrito, os conteúdos das disciplinas foram articulados e integrados, com atividades e resultados ligados ao tema, o que é justamente a interdisciplinaridade prevista nas Diretrizes. Então, essa afirmação não está correta.

II. Afirma que o tema é polêmico e não pode ser tratado por todas as disciplinas ao mesmo tempo, pois pode causar rejeição dos pais e comunidade. Porém, as Diretrizes valorizam o tratamento de temas relevantes e atuais, mesmo que polêmicos, de forma interdisciplinar, para formar cidadãos críticos. Portanto, essa visão é restritiva e não condiz com as orientações.

III. Reconhece que o projeto tem características de interdisciplinaridade e contribui para a formação de uma nova cidadania, com protagonismo responsável e valores fundamentais para a vida em sociedade. Essa avaliação está alinhada com as Diretrizes Curriculares, que valorizam projetos assim.

IV. Afirma que não houve pesquisa para justificar o tema e, por isso, o Supervisor não pode aprovar o projeto. No texto, não há indicação de que o projeto não tenha sido planejado com base em necessidades dos alunos; além disso, as Diretrizes não vedam o projeto por essa razão, e o Supervisor deve apoiar iniciativas que promovam aprendizagem significativa.

Portanto, o parecer mais adequado é o III, que valoriza a interdisciplinaridade e o papel do projeto na formação cidadã. As outras afirmativas apresentam incorreções ou visões limitadas.
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