Questões Conhecimentos Específicos Receita Pública

Se, ao desativar algumas unidades de determinado órgão, o governo deixar de utilizar al...

Responda: Se, ao desativar algumas unidades de determinado órgão, o governo deixar de utilizar alguns imóveis, sendo esses imóveis posteriormente alugados para a iniciativa privada, então as receitas desses ...


1Q25561 | Conhecimentos Específicos, Receita Pública, Técnico Judiciário, CNJ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
No que concerne à receita pública, julgue os itens a seguir.
Se, ao desativar algumas unidades de determinado órgão, o governo deixar de utilizar alguns imóveis, sendo esses imóveis posteriormente alugados para a iniciativa privada, então as receitas desses aluguéis deverão ser classificadas como receitas correntes.
  1. ✂️
  2. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
David Castilho
Por David Castilho em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)

Quando o governo desativa unidades e deixa de utilizar imóveis públicos, a receita obtida com o aluguel desses imóveis para a iniciativa privada é considerada receita corrente.

Isso ocorre porque a receita proveniente de aluguéis é classificada como receita patrimonial, que integra as receitas correntes segundo a Lei nº 4.320/1964, que dispõe sobre normas gerais de direito financeiro para elaboração e controle dos orçamentos públicos.

Receitas correntes são aquelas que não alteram o patrimônio público, como impostos, taxas, contribuições e receitas patrimoniais, incluindo aluguéis. Já as receitas de capital são aquelas que alteram o patrimônio, como alienação de bens ou amortização de empréstimos.

Portanto, a receita de aluguel de imóveis públicos, mesmo que decorrente da desativação de unidades, é receita corrente, pois decorre da exploração do patrimônio público sem sua alienação.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.