Questões Direito Administrativo Regime jurídico administrativo

Diante de uma situação de irregularidade, decorrente da prática de ato pela própria ...

Responda: Diante de uma situação de irregularidade, decorrente da prática de ato pela própria Administração pública brasileira, é possível a esta restaurar a legalidade, quando for o caso, lançando mão de...


1Q262099 | Direito Administrativo, Regime jurídico administrativo, Técnico Judiciário Área Administrativa, TRT 9a REGIÃO, FCC

Diante de uma situação de irregularidade, decorrente da prática de ato pela própria Administração pública brasileira, é possível a esta restaurar a legalidade, quando for o caso, lançando mão de seu poder

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Marcos de Castro
Por Marcos de Castro em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b) A questão trata da possibilidade da Administração Pública de corrigir atos ilegais praticados por ela mesma, o que está relacionado ao poder de autotutela administrativa.

O poder de autotutela é a prerrogativa da Administração Pública de rever seus próprios atos, anulando-os quando ilegais ou revogando-os quando inconvenientes ou inoportunos, sem necessidade de provocação judicial. Essa prerrogativa decorre do princípio da legalidade e da supremacia do interesse público.

A alternativa a) menciona o poder de tutela, que está mais ligado à fiscalização e controle sobre particulares, não à revisão dos próprios atos administrativos.

A alternativa c) confunde a autotutela com a possibilidade de alteração de atos por conveniência e oportunidade, que é a revogação, mas a questão fala de irregularidade decorrente de ilegalidade, que só pode ser corrigida pela anulação, não pela revogação.

As alternativas d) e e) tratam do poder disciplinar, que é distinto do poder de autotutela, pois se refere à aplicação de sanções a servidores, e não à correção dos atos administrativos.

Portanto, a alternativa b) está correta ao afirmar que a Administração pode, por meio do poder de autotutela, revisar de ofício seus atos para sanar ilegalidade, conforme previsto no artigo 53 da Lei 9.784/1999.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.