A educação inclusiva tornou-se uma das preocupações das políticas educacionais em to...
Responda: A educação inclusiva tornou-se uma das preocupações das políticas educacionais em todo o mundo a partir da segunda metade da última década do século passado, com a difusão da Declaração de Salam...
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Por Matheus Fernandes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)
A Declaração de Salamanca, adotada em 1994, é um documento fundamental na promoção da educação inclusiva. Ela estabelece que escolas devem acomodar todas as crianças, independentemente de suas condições físicas, intelectuais, sociais, emocionais, linguísticas ou outras.
A alternativa (a) está correta porque reflete um dos princípios fundamentais da Declaração de Salamanca, que é a inclusão de crianças e jovens com necessidades educacionais especiais no sistema regular de ensino. Isso contribui para a formação de escolas inclusivas, promovendo o princípio da educação para todos.
As demais alternativas não estão alinhadas com os princípios da Declaração de Salamanca. Por exemplo, a alternativa (b) sugere critérios de desempenho e conduta para inclusão, o que contraria a ideia de inclusão incondicional. A alternativa (c) ignora a necessidade de adaptar o ensino às características individuais dos alunos, enquanto a (d) foca em semelhanças em vez de reconhecer e valorizar as diferenças individuais.
A Declaração de Salamanca, adotada em 1994, é um documento fundamental na promoção da educação inclusiva. Ela estabelece que escolas devem acomodar todas as crianças, independentemente de suas condições físicas, intelectuais, sociais, emocionais, linguísticas ou outras.
A alternativa (a) está correta porque reflete um dos princípios fundamentais da Declaração de Salamanca, que é a inclusão de crianças e jovens com necessidades educacionais especiais no sistema regular de ensino. Isso contribui para a formação de escolas inclusivas, promovendo o princípio da educação para todos.
As demais alternativas não estão alinhadas com os princípios da Declaração de Salamanca. Por exemplo, a alternativa (b) sugere critérios de desempenho e conduta para inclusão, o que contraria a ideia de inclusão incondicional. A alternativa (c) ignora a necessidade de adaptar o ensino às características individuais dos alunos, enquanto a (d) foca em semelhanças em vez de reconhecer e valorizar as diferenças individuais.
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