Questões Português Interpretação de Textos

Quanto ao uso dos Porquês, assinalar a alternativa que preenche a lacuna do texto CORRE...

Responda: Quanto ao uso dos Porquês, assinalar a alternativa que preenche a lacuna do texto CORRETAMENTE:


1Q27060 | Português, Interpretação de Textos, Auxiliar Administrativo, Prefeitura de Agudo RS, OBJETIVA

Texto associado.
      Memória só registra acontecimentos após os quatro anos de idade
      Uma pesquisa desenvolvida na Memorial University of Newfoundland, no Canadá, afirma que não nos lembramos dos acontecimentos da nossa primeira infância porque nos esquecemos deles enquanto ainda somos crianças.
      O estudo reuniu 140 crianças com idade entre quatro e 13 anos. Na primeira fase do estudo, elas eram convidadas a contar as memórias mais antigas de que tinham lembrança. Dois anos depois, as crianças da pesquisa contaram novamente as suas lembranças mais antigas e tiveram ainda que estimar quantos anos elas tinham quando tudo aconteceu.
      Os pesquisadores notaram que as crianças mais novas trocaram as memórias velhas por mais recentes. Já as maiores mantiveram as mesmas lembranças. Foi concluído, portanto, que as crianças se esquecem dos primeiros anos de vida logo na infância.
          _______ isso acontece?
      A neurociência não tem certeza. Uma das hipóteses é de que, nos primeiros anos de vida, nosso cérebro ainda não estaria pronto para gravar memórias para a vida inteira. Estruturas cerebrais responsáveis por processar e arquivar informações não estão totalmente desenvolvidas aos dois ou três anos.
      Os pesquisadores afirmam que os acontecimentos de antes dos três anos são gravados na memória por meio de códigos não linguísticos, que não fazem sentido depois que somos adultos. O fato de as lembranças mais claras coincidirem com o início da alfabetização só reforça essa teoria.
      Para a psicanálise, porém, parte da infância é esquecida porque as lembranças são conflitantes, dolorosas. Eliminamos da consciência tudo aquilo que traz conflito ao mandar para o inconsciente. Nessa visão, o ser humano sofre os efeitos dessas memórias encobertas pelo resto da vida. Daí viriam alguns medos e traumas.

http://www.minhavida.com.br/familia/... - adaptado 
Quanto ao uso dos Porquês, assinalar a alternativa que preenche a lacuna do texto CORRETAMENTE:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Equipe Gabarite
Por Equipe Gabarite em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: c) Por que

A questão trata do uso correto dos porquês, que são palavras homônimas com diferentes funções e grafias na língua portuguesa.

"Porque" (junto e sem acento) é usado para responder perguntas, indicando causa ou explicação.

"Por quê" (separado e com acento) é usado quando o porquê está no final da frase ou antes de pausa, funcionando como um advérbio interrogativo.

"Por que" (separado e sem acento) é usado em perguntas diretas ou indiretas, podendo ser substituído por "por qual razão" ou "por qual motivo".

"Porquê" (junto e com acento) é um substantivo, significando "o motivo" ou "a razão", geralmente acompanhado de um artigo ou outro determinante.

Como a lacuna do texto pede a forma correta para perguntas, a alternativa "Por que" é a correta, pois introduz uma pergunta indireta ou direta.

Fazendo uma checagem dupla, a alternativa "c" está correta conforme a norma culta da língua portuguesa e o uso dos porquês.

Portanto, o gabarito oficial e a resposta mais comentada estão corretos.
Ingrid Nunes
Por Ingrid Nunes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: c) Por que

O uso correto dos porquês depende do contexto da frase. "Por que" separado e sem acento é usado em perguntas diretas ou indiretas, equivalendo a "por qual razão" ou "por qual motivo".

Por exemplo, em uma pergunta indireta: "Gostaria de saber por que ele não veio." Aqui, "por que" introduz a causa ou motivo.

As outras formas têm usos específicos: "Porque" junto e sem acento é conjunção causal, equivalente a "pois" ou "uma vez que"; "Por quê" separado e com acento é usado no final de frases interrogativas; "Porquê" junto e com acento é um substantivo, significando "o motivo".

Portanto, para preencher corretamente a lacuna em um contexto interrogativo indireto, a forma correta é "por que" (separado e sem acento), conforme indicado na alternativa c.

Fazendo uma checagem dupla, a alternativa c é a única que corresponde ao uso correto do termo no contexto apresentado, confirmando o gabarito oficial.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.