Por volta dos dez aos vinte meses é interessante que se disponibilize um cesto de objet...
Responda: Por volta dos dez aos vinte meses é interessante que se disponibilize um cesto de objetos às crianças. Poderá se observar que o bebê vai encher, esvaziar e empilhar objetos que tiverem à sua dispos...
💬 Comentários
Confira os comentários sobre esta questão.

Por Equipe Gabarite em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)
No desenvolvimento infantil, a atividade de encher, esvaziar e empilhar objetos é fundamental para que a criança explore e descubra as propriedades dos objetos ao seu redor. Essa exploração é uma forma de aprendizado ativo, onde o bebê testa hipóteses e aprende sobre causa e efeito, volume, espaço e coordenação motora.
Essa fase corresponde ao período sensório-motor, descrito por Piaget, em que a criança aprende principalmente por meio da manipulação e experimentação com o ambiente. Ao interagir com os objetos, a criança está tentando descobrir o que pode fazer com eles, desenvolvendo habilidades cognitivas e motoras.
As outras alternativas não refletem adequadamente o propósito dessa atividade. Por exemplo, evitar ser um adolescente desorganizado (alternativa b) não é um objetivo direto dessa fase; a alternativa c é incorreta porque não há reelaboração de capacidades físicas perdidas, e a alternativa d é muito superficial, pois a atividade tem um papel muito mais significativo do que apenas manter a mente e o corpo ocupados.
Portanto, a alternativa correta é a letra a, pois expressa o verdadeiro propósito dessa atividade no desenvolvimento infantil.
No desenvolvimento infantil, a atividade de encher, esvaziar e empilhar objetos é fundamental para que a criança explore e descubra as propriedades dos objetos ao seu redor. Essa exploração é uma forma de aprendizado ativo, onde o bebê testa hipóteses e aprende sobre causa e efeito, volume, espaço e coordenação motora.
Essa fase corresponde ao período sensório-motor, descrito por Piaget, em que a criança aprende principalmente por meio da manipulação e experimentação com o ambiente. Ao interagir com os objetos, a criança está tentando descobrir o que pode fazer com eles, desenvolvendo habilidades cognitivas e motoras.
As outras alternativas não refletem adequadamente o propósito dessa atividade. Por exemplo, evitar ser um adolescente desorganizado (alternativa b) não é um objetivo direto dessa fase; a alternativa c é incorreta porque não há reelaboração de capacidades físicas perdidas, e a alternativa d é muito superficial, pois a atividade tem um papel muito mais significativo do que apenas manter a mente e o corpo ocupados.
Portanto, a alternativa correta é a letra a, pois expressa o verdadeiro propósito dessa atividade no desenvolvimento infantil.

Por David Castilho em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)
No desenvolvimento infantil, a atividade de encher, esvaziar e empilhar objetos é fundamental para que a criança explore e descubra as propriedades dos objetos ao seu redor. Essa ação está relacionada ao processo de experimentação e aprendizagem ativa, onde o bebê tenta entender o que pode fazer com os objetos, desenvolvendo habilidades motoras e cognitivas.
Essa fase é importante para o desenvolvimento da coordenação motora fina, percepção espacial e noção de causa e efeito. A criança está explorando o ambiente e aprendendo por meio da manipulação direta, o que é essencial para o seu crescimento intelectual.
As outras alternativas não refletem corretamente o propósito dessa atividade. Por exemplo, a alternativa b) é incorreta porque a atividade não tem relação direta com evitar desorganização na adolescência ou vida adulta. A alternativa c) está errada porque a criança não está reelaborando capacidades físicas perdidas, mas sim desenvolvendo novas habilidades. A alternativa d) é muito superficial, pois a atividade vai além de apenas manter mente e corpo ocupados; ela é um processo de aprendizagem ativa.
Portanto, a alternativa a) é a correta, pois destaca o aspecto fundamental da descoberta e experimentação no desenvolvimento infantil.
No desenvolvimento infantil, a atividade de encher, esvaziar e empilhar objetos é fundamental para que a criança explore e descubra as propriedades dos objetos ao seu redor. Essa ação está relacionada ao processo de experimentação e aprendizagem ativa, onde o bebê tenta entender o que pode fazer com os objetos, desenvolvendo habilidades motoras e cognitivas.
Essa fase é importante para o desenvolvimento da coordenação motora fina, percepção espacial e noção de causa e efeito. A criança está explorando o ambiente e aprendendo por meio da manipulação direta, o que é essencial para o seu crescimento intelectual.
As outras alternativas não refletem corretamente o propósito dessa atividade. Por exemplo, a alternativa b) é incorreta porque a atividade não tem relação direta com evitar desorganização na adolescência ou vida adulta. A alternativa c) está errada porque a criança não está reelaborando capacidades físicas perdidas, mas sim desenvolvendo novas habilidades. A alternativa d) é muito superficial, pois a atividade vai além de apenas manter mente e corpo ocupados; ela é um processo de aprendizagem ativa.
Portanto, a alternativa a) é a correta, pois destaca o aspecto fundamental da descoberta e experimentação no desenvolvimento infantil.
⚠️ Clique para ver os comentários
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo
Ver comentários