A função educativa da escola contemporânea deve se orientar para atender a exigência de...
Responda: A função educativa da escola contemporânea deve se orientar para atender a exigência de provocar a reconstrução por parte dos alunos/as, de seus conhecimentos, atitudes e modos de atuação o que req...
💬 Comentários
Confira os comentários sobre esta questão.

Por David Castilho em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b) A função educativa da escola contemporânea deve ir além da simples transmissão de conteúdos. Ela precisa promover a reconstrução do conhecimento pelos alunos, o que implica em uma organização diferente do espaço, tempo e das relações sociais na escola.
A alternativa b destaca a importância da vivência de práticas sociais e intercâmbios acadêmicos, que são fundamentais para estimular uma nova relação dos estudantes com o conhecimento e a cultura. Isso está alinhado com as teorias pedagógicas modernas que valorizam a aprendizagem ativa, crítica e contextualizada.
As outras alternativas apresentam concepções equivocadas ou limitadas. Por exemplo, a alternativa a traz uma visão compensatória e deficitária das classes populares, o que é incorreto e desatualizado. A alternativa c foca na formação de alunos disciplinados para manutenção da sociedade, o que não corresponde ao papel crítico e transformador da educação.
A alternativa d menciona práticas centralizadoras e educação espontaneísta, que são contraditórias e não favorecem a reconstrução do conhecimento. Já a alternativa e propõe uma formação fragmentária e acrítica, o que vai contra a proposta de uma educação integral e reflexiva.
Portanto, a alternativa b é a que melhor representa a função educativa da escola contemporânea, conforme o enunciado da questão e as teorias pedagógicas atuais.
A alternativa b destaca a importância da vivência de práticas sociais e intercâmbios acadêmicos, que são fundamentais para estimular uma nova relação dos estudantes com o conhecimento e a cultura. Isso está alinhado com as teorias pedagógicas modernas que valorizam a aprendizagem ativa, crítica e contextualizada.
As outras alternativas apresentam concepções equivocadas ou limitadas. Por exemplo, a alternativa a traz uma visão compensatória e deficitária das classes populares, o que é incorreto e desatualizado. A alternativa c foca na formação de alunos disciplinados para manutenção da sociedade, o que não corresponde ao papel crítico e transformador da educação.
A alternativa d menciona práticas centralizadoras e educação espontaneísta, que são contraditórias e não favorecem a reconstrução do conhecimento. Já a alternativa e propõe uma formação fragmentária e acrítica, o que vai contra a proposta de uma educação integral e reflexiva.
Portanto, a alternativa b é a que melhor representa a função educativa da escola contemporânea, conforme o enunciado da questão e as teorias pedagógicas atuais.
⚠️ Clique para ver os comentários
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo
Ver comentários