Para a Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar, o atendimento educacional ...
Responda: Para a Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar, o atendimento educacional especializado (AEE) é visto como um elemento de apoio ao desenvolvimento de alunos com deficiência, com transt...
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Por Marcos de Castro em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b)
A educação inclusiva é um modelo educacional que busca garantir o acesso, a participação e a aprendizagem de todos os alunos, independentemente de suas condições físicas, intelectuais, sociais, emocionais, linguísticas ou outras. Especificamente, ela se destina também a alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.
A alternativa b) é correta porque reflete diretamente os princípios da educação inclusiva, que são o acesso, a participação e a aprendizagem de alunos com necessidades especiais em escolas regulares. Este princípio está alinhado com a legislação brasileira, como a Lei Brasileira de Inclusão (Estatuto da Pessoa com Deficiência - Lei nº 13.146/2015) e a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008).
As demais alternativas contêm erros conceituais ou informações que contradizem os princípios da educação inclusiva. Por exemplo, a alternativa a) é incorreta porque a inclusão escolar é sim fundamentada na concepção de direitos humanos, enfatizando a igualdade de oportunidades. A alternativa c) erra ao sugerir que o AEE não se preocupa em eliminar barreiras, quando na verdade essa é uma de suas funções principais. A alternativa d) é falsa ao tratar a inclusão como uma mera carta de intenções e ao sugerir que o AEE deve ocorrer fora das escolas regulares.
A educação inclusiva é um modelo educacional que busca garantir o acesso, a participação e a aprendizagem de todos os alunos, independentemente de suas condições físicas, intelectuais, sociais, emocionais, linguísticas ou outras. Especificamente, ela se destina também a alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.
A alternativa b) é correta porque reflete diretamente os princípios da educação inclusiva, que são o acesso, a participação e a aprendizagem de alunos com necessidades especiais em escolas regulares. Este princípio está alinhado com a legislação brasileira, como a Lei Brasileira de Inclusão (Estatuto da Pessoa com Deficiência - Lei nº 13.146/2015) e a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008).
As demais alternativas contêm erros conceituais ou informações que contradizem os princípios da educação inclusiva. Por exemplo, a alternativa a) é incorreta porque a inclusão escolar é sim fundamentada na concepção de direitos humanos, enfatizando a igualdade de oportunidades. A alternativa c) erra ao sugerir que o AEE não se preocupa em eliminar barreiras, quando na verdade essa é uma de suas funções principais. A alternativa d) é falsa ao tratar a inclusão como uma mera carta de intenções e ao sugerir que o AEE deve ocorrer fora das escolas regulares.
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