“A gestão democrática da educação traduz um movimento histórico e expressa os...

“A gestão democrática da educação traduz um movimento histórico e expressa os anseios da sociedade civil por uma participação ativa e crítica na gestão escolar num horizonte de estreitamento dos la...


“A gestão democrática da educação traduz um movimento histórico e expressa os anseios da sociedade civil por uma participação ativa e crítica na gestão escolar num horizonte de estreitamento dos laços Estado‐sociedade”.

Considerando essa afirmativa, as alternativas a seguir correspondem aos objetivos democráticos da participação da comunidade escolar e local na gestão escolar, EXCETO

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

  • Matheus Fernandes
    Matheus Fernandes
    31/12/1969 • 21:00
    Gabarito: d)

    A gestão democrática da educação busca promover a participação ativa e crítica da comunidade escolar e local na gestão escolar, visando a melhoria da qualidade do ensino. Dentre os objetivos democráticos da participação da comunidade escolar e local na gestão escolar, temos:

    a) Promover o controle social da “coisa pública”: A participação da comunidade na gestão escolar permite um maior controle social sobre as ações e recursos destinados à educação, garantindo transparência e eficiência na utilização dos recursos públicos.

    b) Assegurar graus de autonomia financeira à escola: A autonomia financeira permite que a escola tenha mais liberdade na gestão de seus recursos, possibilitando a realização de investimentos de acordo com as necessidades locais.

    c) Fomentar a descentralização da gestão educacional: A descentralização da gestão educacional visa aproximar a tomada de decisões da realidade local, permitindo uma gestão mais eficiente e adequada às necessidades específicas de cada comunidade.

    Portanto, a alternativa correta, que não corresponde aos objetivos democráticos da participação da comunidade escolar e local na gestão escolar, é a letra d) Representar o governo na esfera local. A gestão democrática busca, na verdade, fortalecer a participação da sociedade civil na gestão escolar, sem que haja a representação direta do governo local.
🔒
Conteúdo restrito

Cadastre-se para visualizar comentários e resoluções.

Criar conta grátis

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência. Política de Privacidade.