Questões Português Interpretação de Textos

O tom de depoimento da crônica de Ferreira Gullar se comprova pela seguinte característ...

Responda: O tom de depoimento da crônica de Ferreira Gullar se comprova pela seguinte característica da maioria dossujeitos dos verbos do texto:


1Q29679 | Português, Interpretação de Textos, Assistente de Administração, Colégio Pedro II, ACESSO PÚBLICO

Texto associado.
A questão abaixo tomará por base o seguinte texto, de Ferreira Gullar (Folha de S.Paulo: 25/03/2012):

Desconfio que, depois de desfrutar durante quase toda a vida da fama de rebelde, estou sendo tido, por certa gente, como conservador e reacionário. Não ligo para isso e até me divirto, lembrando a célebre frase de Millôr Fernandes, segundo o qual “todo mundo começa Rimbaud e acaba Olegário Mariano”.
Divirto-me porque sei que a coisa é mais complicada do que parece e, fiel ao que sempre fui, não aceito nada sem antes pesar e examinar. Hoje é comum ser a favor de tudo o que, ontem, era contestado. Por exemplo, quando ser de esquerda dava cadeia, só alguns poucos assumiam essa posição; já agora, quando dá até emprego, todo mundo se diz de esquerda.
De minha parte, pouco se me dá se o que afirmo merece essa ou aquela qualificação, pois o que me importa é se é correto e verdadeiro. Posso estar errado ou certo, claro, mas não por conveniência. Está, portanto, implícito que não me considero dono da verdade, que nem sempre tenho razão porque há questões complexas demais para meu entendimento. Por isso, às vezes, se não concordo, fico em dúvida, a me perguntar se estou certo ou não.
Cito um exemplo. Outro dia, ouvi um professor de português afirmar que, em matéria de idioma, não existe certo nem errado, ou seja, tudo está certo. Tanto faz dizer “nós vamos” como “nós vai”. Ouço isso e penso: que sujeito bacana, tão modesto que é capaz de sugerir que seu saber de nada vale. Mas logo me indago: será que ele pensa isso mesmo ou está posando de bacana, de avançadinho?
O tom de depoimento da crônica de Ferreira Gullar se comprova pela seguinte característica da maioria dos sujeitos dos verbos do texto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Rodrigo Ferreira
Por Rodrigo Ferreira em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a) O tom de depoimento na crônica de Ferreira Gullar se confirma pela predominância de verbos na primeira pessoa do singular, que indicam a presença do próprio autor como sujeito da narrativa.

Essa característica é fundamental para estabelecer uma relação direta e pessoal entre o narrador e o leitor, reforçando o aspecto subjetivo e intimista do texto.

Ao usar a primeira pessoa do singular, o autor expressa suas impressões, sentimentos e reflexões, o que é típico de um depoimento, onde o sujeito relata sua experiência pessoal.

As outras alternativas não correspondem ao tom do texto: a terceira pessoa do singular (b) indicaria uma narrativa mais distante; o eu coletivo (c) não é o caso, pois o depoimento é individual; verbos compostos com dois núcleos (d) não são característicos do texto; e verbos indeterminados ou ocultos (e) não refletem o tom pessoal e explícito do depoimento.

Portanto, a alternativa correta é a letra a).
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.