“Por ocasião da Conferência Internacional Rio/92, (...) o papel central da educação para a "construção de um mundo socialmente justo e ecologicamente equilibrado", o que requer "responsabilidade individual e coletiva em níveis local, nacional e planetário"".
(Fonte: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/meioambiente.pdf).
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, a escola deverá trabalhar com o tema Meio Ambiente contribuindo para que os alunos sejam capazes de
✂️ a) analisar fatos identificando, sob o ponto de vista ambiental, oportunidades de atuar de modo propositivo, para garantir um meio ambiente saudável e a boa qualidade de vida. ✂️ b) adotar posturas que os levem a interações construtivas, justas e ambientalmente sustentáveis, apenas em âmbito escolar. ✂️ c) compreender que os problemas ambientais interferem na qualidade de vida das pessoas apenas em âmbito local. ✂️ d) identificar que o ser humano não é parte integrante da natureza e, por isso, não precisa se sentir afetivamente ligado a ela. ✂️ e) conhecer e compreender, de modo isolado, as noções básicas relacionadas ao meio ambiente.