1Q30047 | Pedagogia, Pedagogo, CONDER, FGVGuiomar Namo de Mello (2003), no livro Magistério de 1º grau, apresenta uma discussão acerca do fracasso escolar da criança “carente" e suas razões, concluindo que as razões do fracasso encontram‐se divididas em fatores intra e extra‐escolares. Na pesquisa que fez com professores, revela que, em média, os docentes apresentam três respostas para explicar o fracasso dos alunos “carentes": 1) responsabilidade da escola; 2) culpa da vítima; 3) responsabilidade da pobreza e do desinteresse da família. Assinale a alternativa que apresenta apenas causas relacionadas à resposta 2. ✂️ a) Insuficiência do tempo de permanência na escola e atitudes preconceituosas do professor. ✂️ b) Falta de recursos humanos e materiais e ausência de valores morais e desorganização da família. ✂️ c) Desinteresse, falta de esforço da criança e baixo QI. ✂️ d) Desnutrição, alimentação fraca e inadequação dos conteúdos aos valores culturais dessas crianças. ✂️ e) Abandono e desinteresse dos pais e falta de condições econômicas da família para assistir aos filhos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro