Questões Conhecimentos Específicos Política Internacional

O Brasil abriga hoje 5.208 refugiados, sendo os colombianos e os angolanos quase metade...

Responda: O Brasil abriga hoje 5.208 refugiados, sendo os colombianos e os angolanos quase metade dos estrangeiros com o status. É o que mostram dados atualizados do Comitê Nacional de Refugiados (Conare), d...


1Q30508 | Conhecimentos Específicos, Política Internacional, Auxiliar Administrativo, CRA MA, IDECAN

O Brasil abriga hoje 5.208 refugiados, sendo os colombianos e os angolanos quase metade dos estrangeiros com o status. É o que mostram dados atualizados do Comitê Nacional de Refugiados (Conare), do Ministério da Justiça, obtidos pelo Gl. Os números revelam que os pedidos de refúgio no país têm crescido exponencialmente ao longo dos anos. Em 2013, foram 5.256, ante 566 em 2010. As solicitações aceitas também aumentaram: de 126, em 2010, para 649 no ano passado.

(Disponível em: www.gl.globo.com - em 24/04/2014, às 11h2 7.)

Dentre as afirmativas a seguir, marque aquela que conceitua corretamente a condição de refugiado.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Matheus Fernandes
Por Matheus Fernandes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: e) A condição de refugiado está definida na Convenção de 1951 relativa ao Estatuto dos Refugiados e no Protocolo de 1967, além de ser regulamentada pela Lei nº 9.474/1997 no Brasil.

Essa condição se aplica à pessoa que, devido a fundado temor de perseguição por motivos de raça, religião, nacionalidade, opinião política ou participação em determinado grupo social, está fora do seu país de origem e não pode ou não quer nele permanecer.

Além disso, a definição inclui pessoas que fogem de conflitos armados, violência generalizada ou violações massivas dos direitos humanos, o que está alinhado com a alternativa e.

As outras alternativas não correspondem à definição legal e internacionalmente aceita de refugiado. Por exemplo, a alternativa a trata de dupla nacionalidade, que não é relacionada a refugiados; a b fala de pena ou castigo, que não caracteriza refugiado; a c refere-se a apátridas, que são pessoas sem nacionalidade, diferente de refugiados; e a d descreve migrantes econômicos, que não têm o status de refugiados.

Portanto, a alternativa e é a correta, pois conceitua adequadamente a condição de refugiado conforme a legislação e tratados internacionais.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.