Considere o trecho abaixo. “Na 49ª volta, ele desacelerou ...

Considere o trecho abaixo. “Na 49ª volta, ele desacelerou em uma reta a Ferrari com a qual liderava a prova, para permitir que Fernando Alonso (...) o ultrapassasse.”...


📖 Texto associado
Tudo por dinheiro

Paulista de 29 anos, o piloto de Fórmula 1 Felipe Massa possui em seu currículo 11 vitórias, 30 pódios e um vice-campeonato, em 2008. Naquele ano, guiando uma possante Ferrari, perdeu o título na última curva de Interlagos, apesar de vencer a prova para delírio dos fãs na arquibancada. Perdeu disputando, fazendo bonito, como se diz no automobilismo.
A derrota, porém, nunca lhe caiu bem. Demonstrava a garra de campeão, e por isso alimentava o espírito patriota plantado no coração do povo com competência por Ayrton Senna.
Massa parecia trilhar o caminho vitorioso de campeões como Senna, Nelson Piquet e Emerson Fittipaldi. Mas, no domingo 25, calou a alma dos milhares de brasileiros que acordaram cedo para ver o Grande Prêmio de Hockenheim, na Alemanha. Na 49ª volta, ele desacelerou em uma reta a Ferrari com a qual liderava a prova, para permitir que Fernando Alonso, seu companheiro de equipe, o ultrapassasse com facilidade rumo à bandeirada final.
Ali, ao vivo, diante de todos, feriu de morte o orgulho nacional. Chegou em segundo, escoltando o concorrente. Havia cumprido uma ordem do chefe. Pior, ouvida alto e bom som durante a transmissão. Sua máscara caiu ali, naquela reta.
[...] “Em vez de patrocinar uma mudança de mentalidade nos brasileiros, de abolir o jeitinho, o esporte exaltou o lado sujo, sombrio, por causa desse episódio do Felipe Massa”, diz o sociólogo Maurício Murad, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. “Foi um tiro no pé.”  

(Isto É – Agosto/2010)
Considere o trecho abaixo.

“Na 49ª volta, ele desacelerou em uma reta a Ferrari com a qual liderava a prova, para permitir que Fernando Alonso (...) o ultrapassasse.”

Segundo a norma padrão da língua escrita, o uso do termo destacado também está correto em

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

  • Equipe Gabarite
    Equipe Gabarite
    31/12/1969 • 21:00
    Gabarito: c) O uso da locução prepositiva 'com a qual' está correto quando o verbo da oração subordinada exige a preposição 'com'.

    No enunciado, 'com a qual' está correto porque o verbo 'liderar' rege a preposição 'com' nesse contexto, indicando a companhia ou posse da Ferrari.

    Analisando as alternativas:

    a) 'Não pude pensar sobre a importante informação com a qual conversamos.' - O verbo 'conversar' rege a preposição 'com', mas o termo 'sobre a importante informação com a qual conversamos' está incorreto, pois 'pensar sobre' não combina com 'com a qual' nesse contexto.

    b) 'A aluna com a qual eu me referi...' - O verbo 'referir-se' rege a preposição 'a', não 'com'. Portanto, o correto seria 'à qual'.

    c) 'Demitiu-se porque não aguentou o mau humor da supervisora com a qual trabalhava.' - O verbo 'trabalhar' rege a preposição 'com', logo 'com a qual' está correto.

    d) 'Eis a receita com a qual precisamos para aquele jantar.' - O verbo 'precisar' rege a preposição 'de', então o correto seria 'de que' ou 'da qual'.

    e) 'O bandido era o homem com o qual ela amava.' - O verbo 'amar' não rege preposição, portanto 'com o qual' está incorreto.

    Portanto, a alternativa correta é a letra c.
🔒
Conteúdo restrito

Cadastre-se para visualizar comentários e resoluções.

Criar conta grátis

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência. Política de Privacidade.