A arte de tomar decisões é fundamental na área da administração das organizações. Tomar decisões é identificar e selecionar um curso de ação para lidar com um problema específico ou extrair vantagens em uma oportunidade.
CHIAVENATO, Idalberto. Administração nos novos tempos . Rio de Janeiro: 2004.
Os modelos de estilos de tomada de decisão que diferem uma pessoa da outra são o diretivo, o analítico, o conceitual e o comportamental. Em relação ao estilo analítico, é correto afirmar que pessoas com esse estilo
✂️ a) possuem uma tolerância muito maior à ambiguidade, buscando, assim, muito mais informações e alternativas. Os dirigentes com esse estilo são mais bem caracterizados como tomadores de decisão, cautelosos, dotados da capacidade de adaptar-se ou de lidar com situações novas. ✂️ b) apresentam baixa tolerância à ambiguidade e buscam racionalidade. São eficientes e lógicas, porém as preocupações com eficiência fazem com que elas tomem as próprias decisões, utilizando informações mínimas e avaliando poucas alternativas. ✂️ c) são as tomadoras de decisão que trabalham bem em grupo. Preocupam-se com as realizações dos respectivos pares e subordinados. São receptivas a sugestões dos demais e recorrem bastante a reuniões para comunicação. Elas tentam evitar conflitos e buscam aceitação. ✂️ d) tendem a ter uma perspectiva muito ampla e a considerar muitas alternativas. O enfoque delas é de longo alcance, e são excelentes para encontrar soluções criativas para os problemas. ✂️ e) têm uma tolerância muito maior à ambiguidade, buscando, assim, muito mais informações e alternativas. Os dirigentes com esse estilo são mais bem caracterizados como tomadores de decisão precipitados, dotados da capacidade de desadaptar-se ou de lidar com situações recorrentes.