Questões Pedagogia Teorias do Ensino e da Aprendizagem

Paulo Freire denominava o modelo tradicional de prática pedagógica de “educação banc...

Responda: Paulo Freire denominava o modelo tradicional de prática pedagógica de “educação bancária”, pois entendia que ela visava à mera transmissão passiva de conteúdos do professor, assumido como aquele...


1Q319068 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor de Pedagogia, Prefeitura de Alto Araguaia MT, ATAME Grupo

Paulo Freire denominava o modelo tradicional de prática pedagógica de “educação bancária”, pois entendia que ela visava à mera transmissão passiva de conteúdos do professor, assumido como aquele que supostamente tudo sabe, para o aluno, que era assumido como aquele que nada sabe. A educação problematizadora de Paulo Freire rompe com a polarização entre professor e alunos, dominante na educação bancária, propondo em seu lugar o par educador-educandos. Segundo o autor, num tema gerador deve predominar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Camila Duarte
Por Camila Duarte em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)

Paulo Freire defendia a educação problematizadora, que se opõe à educação bancária. Nesse contexto, o diálogo entre educador e educandos é fundamental. O tema gerador proposto por Freire deve propiciar a construção de um diálogo inteligente com o mundo, permitindo que os alunos problematizem o conteúdo que estão aprendendo e façam conexões com a realidade. Dessa forma, a educação problematizadora busca a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem, estimulando o pensamento crítico e a reflexão sobre a sociedade em que estão inseridos.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.