Para Sanmartí (2009), a avaliação não só mensura os resultados, como também condicio...
Responda: Para Sanmartí (2009), a avaliação não só mensura os resultados, como também condiciona o que e como se ensina, principalmente o que aprendem os estudantes e de que maneira o fazem. Sobre...
💬 Comentários
Confira os comentários sobre esta questão.

Por David Castilho em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: d)
A questão aborda a avaliação no contexto educacional e pede para identificar a afirmação INCORRETA sobre o tema.
A alternativa (a) está correta, pois a avaliação realmente tem como uma de suas finalidades a regulação do processo de ensino e aprendizagem, ajudando a identificar dificuldades e erros dos alunos para ajustar métodos de ensino.
A alternativa (b) também é correta, destacando a importância de diversificar os instrumentos de avaliação para abranger diferentes tipos de objetivos de aprendizagem, o que é uma prática recomendada na pedagogia moderna.
A alternativa (c) é correta ao afirmar que a autoavaliação e a coavaliação são essenciais no processo de construção do conhecimento, incentivando a reflexão crítica dos estudantes sobre seu próprio aprendizado e o dos colegas.
A alternativa (d) é a INCORRETA, pois sugere que os instrumentos de avaliação podem ser bons ou maus independentemente de serem adequados às finalidades de sua aplicação. Na realidade, a eficácia de um instrumento de avaliação está intrinsecamente ligada à sua adequação ao objetivo pedagógico que se pretende alcançar.
Portanto, a alternativa (d) é a resposta correta, pois contém uma afirmação incorreta sobre a avaliação educacional.
A questão aborda a avaliação no contexto educacional e pede para identificar a afirmação INCORRETA sobre o tema.
A alternativa (a) está correta, pois a avaliação realmente tem como uma de suas finalidades a regulação do processo de ensino e aprendizagem, ajudando a identificar dificuldades e erros dos alunos para ajustar métodos de ensino.
A alternativa (b) também é correta, destacando a importância de diversificar os instrumentos de avaliação para abranger diferentes tipos de objetivos de aprendizagem, o que é uma prática recomendada na pedagogia moderna.
A alternativa (c) é correta ao afirmar que a autoavaliação e a coavaliação são essenciais no processo de construção do conhecimento, incentivando a reflexão crítica dos estudantes sobre seu próprio aprendizado e o dos colegas.
A alternativa (d) é a INCORRETA, pois sugere que os instrumentos de avaliação podem ser bons ou maus independentemente de serem adequados às finalidades de sua aplicação. Na realidade, a eficácia de um instrumento de avaliação está intrinsecamente ligada à sua adequação ao objetivo pedagógico que se pretende alcançar.
Portanto, a alternativa (d) é a resposta correta, pois contém uma afirmação incorreta sobre a avaliação educacional.
⚠️ Clique para ver os comentários
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo
Ver comentários