Questões Pedagogia Planejamento de Ensino
Zabala (1998) explicita que a validade de uma sequência didática deve ser avaliada q...
Responda: Zabala (1998) explicita que a validade de uma sequência didática deve ser avaliada quando favorece o maior grau de significância às aprendizagens. Nesse sentido, as sequências didáticas são adeq...
💬 Comentários
Confira os comentários sobre esta questão.

Por Rodrigo Ferreira em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: d)
A questão aborda a validade das sequências didáticas numa perspectiva construtivista, conforme Zabala (1998). A ideia central é que as sequências didáticas devem favorecer aprendizagens significativas, respeitando o desenvolvimento dos alunos.
A afirmativa I está correta porque identificar os conhecimentos prévios dos alunos é fundamental para que o novo conhecimento seja construído de forma significativa, respeitando a base já existente.
A afirmativa II também está correta, pois os conteúdos precisam ser significativos, funcionais e adequados ao desenvolvimento dos alunos para que a aprendizagem seja efetiva.
A afirmativa III está incorreta porque, na perspectiva construtivista, o aluno não deve superar suas dificuldades de forma isolada, mas sim com o apoio do professor como mediador, promovendo a interação e a mediação pedagógica.
A afirmativa IV está correta, pois considera a zona de desenvolvimento proximal de Vygotsky, onde o professor atua como mediador para ajudar o aluno a avançar em suas competências.
A afirmativa V está incorreta porque não é adequado que os alunos pesquisem todos os conteúdos sozinhos para evitar dificuldades; o papel do professor é fundamental para mediar e facilitar o processo de aprendizagem.
Portanto, as afirmativas corretas são I, II e IV, confirmando o gabarito oficial e a resposta mais comentada, alternativa d).
A questão aborda a validade das sequências didáticas numa perspectiva construtivista, conforme Zabala (1998). A ideia central é que as sequências didáticas devem favorecer aprendizagens significativas, respeitando o desenvolvimento dos alunos.
A afirmativa I está correta porque identificar os conhecimentos prévios dos alunos é fundamental para que o novo conhecimento seja construído de forma significativa, respeitando a base já existente.
A afirmativa II também está correta, pois os conteúdos precisam ser significativos, funcionais e adequados ao desenvolvimento dos alunos para que a aprendizagem seja efetiva.
A afirmativa III está incorreta porque, na perspectiva construtivista, o aluno não deve superar suas dificuldades de forma isolada, mas sim com o apoio do professor como mediador, promovendo a interação e a mediação pedagógica.
A afirmativa IV está correta, pois considera a zona de desenvolvimento proximal de Vygotsky, onde o professor atua como mediador para ajudar o aluno a avançar em suas competências.
A afirmativa V está incorreta porque não é adequado que os alunos pesquisem todos os conteúdos sozinhos para evitar dificuldades; o papel do professor é fundamental para mediar e facilitar o processo de aprendizagem.
Portanto, as afirmativas corretas são I, II e IV, confirmando o gabarito oficial e a resposta mais comentada, alternativa d).
⚠️ Clique para ver os comentários
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo
Ver comentários