Questões Pedagogia Planejamento de Ensino

Zabala (1998) explicita que a validade de uma sequência didática deve ser avaliada q...

Responda: Zabala (1998) explicita que a validade de uma sequência didática deve ser avaliada quando favorece o maior grau de significância às aprendizagens. Nesse sentido, as sequências didáticas são adeq...


1Q319283 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Pedagogo, Universidade Federal do Pernambuco PE, UPE UPENET IAUPE, 2017

Zabala (1998) explicita que a validade de uma sequência didática deve ser avaliada quando favorece o maior grau de significância às aprendizagens. Nesse sentido, as sequências didáticas são adequadas numa perspectiva construtivista, quando

I. identificam os conhecimentos prévios que cada aluno tem em relação ao novo conhecimento.

II. propõem conteúdos que sejam significativos, funcionais e adequados ao desenvolvimento dos alunos.

III. deixam que cada aluno supere individualmente suas dificuldades, considerando que os conteúdos são bem trabalhados pelos professores.

IV. consideram as competências atuais dos alunos e permitem avançar com a ajuda necessária do professor como mediador, ou seja, intervêm na zona de desenvolvimento proximal.

V. determinam que os alunos pesquisem todos os conteúdos a serem trabalhados na unidade e, assim, não apresentem dificuldades no processo de ensino do professor.

Estão CORRETAS, apenas, as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Rodrigo Ferreira
Por Rodrigo Ferreira em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: d)

A questão aborda a validade das sequências didáticas numa perspectiva construtivista, conforme Zabala (1998). A ideia central é que as sequências didáticas devem favorecer aprendizagens significativas, respeitando o desenvolvimento dos alunos.

A afirmativa I está correta porque identificar os conhecimentos prévios dos alunos é fundamental para que o novo conhecimento seja construído de forma significativa, respeitando a base já existente.

A afirmativa II também está correta, pois os conteúdos precisam ser significativos, funcionais e adequados ao desenvolvimento dos alunos para que a aprendizagem seja efetiva.

A afirmativa III está incorreta porque, na perspectiva construtivista, o aluno não deve superar suas dificuldades de forma isolada, mas sim com o apoio do professor como mediador, promovendo a interação e a mediação pedagógica.

A afirmativa IV está correta, pois considera a zona de desenvolvimento proximal de Vygotsky, onde o professor atua como mediador para ajudar o aluno a avançar em suas competências.

A afirmativa V está incorreta porque não é adequado que os alunos pesquisem todos os conteúdos sozinhos para evitar dificuldades; o papel do professor é fundamental para mediar e facilitar o processo de aprendizagem.

Portanto, as afirmativas corretas são I, II e IV, confirmando o gabarito oficial e a resposta mais comentada, alternativa d).
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.