Questões Pedagogia Teorias do Ensino e da Aprendizagem

Com base na teoria sociocultural de Vygotsky, julgue os itens subsequentes. Conforme a ...

Responda: Com base na teoria sociocultural de Vygotsky, julgue os itens subsequentes. Conforme a teoria em questão, o adulto não deve solicitar que a criança realize tarefas que estejam acima de seu nível de...


1Q319360 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Com base na teoria sociocultural de Vygotsky, julgue os itens subsequentes. Conforme a teoria em questão, o adulto não deve solicitar que a criança realize tarefas que estejam acima de seu nível de desenvolvimento.
  1. ✂️
  2. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Ingrid Nunes
Por Ingrid Nunes em 31/12/1969 21:00:00
Vamos analisar essa questão com base na teoria sociocultural de Vygotsky, que é bastante focada na interação social e na mediação como elementos essenciais para o desenvolvimento cognitivo. Um dos conceitos mais importantes de Vygotsky é a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP). A ZDP define aquilo que a criança ainda não consegue fazer sozinha, mas é capaz de realizar com a ajuda de alguém mais experiente, como um adulto ou um colega mais capacitado.

Segundo Vygotsky, é justamente na ZDP que o ensino deve atuar, pois é o espaço entre o que a criança já sabe fazer de forma independente e o que ela pode fazer com ajuda. Portanto, solicitar que a criança realize tarefas que estejam dentro dessa zona é recomendado, pois promove o desenvolvimento e a aprendizagem.

A afirmação do item diz que o adulto não deve solicitar que a criança realize tarefas que estejam acima de seu nível de desenvolvimento. Isso é parcialmente verdadeiro, pois se a tarefa estiver muito além da ZDP, ou seja, muito além do que a criança pode realizar mesmo com ajuda, isso pode ser frustrante e ineficaz. No entanto, o item pode induzir ao erro ao sugerir que o adulto deve evitar desafiar a criança com tarefas que estejam na sua ZDP, o que é um equívoco.

Portanto, a resposta correta depende de como interpretamos "acima de seu nível de desenvolvimento". Se interpretarmos estritamente como tarefas fora da ZDP, então a afirmação está correta. Mas se considerarmos que inclui tarefas dentro da ZDP, então está errada. Vou verificar novamente para ter certeza.

Após revisão, confirmo que a interpretação mais alinhada com a teoria de Vygotsky é que tarefas acima do nível de desenvolvimento independente, mas dentro da ZDP, são benéficas. Portanto, a afirmação do item, ao sugerir que não se deve desafiar a criança com tarefas acima de seu nível de desenvolvimento autônomo, mas ainda acessíveis com ajuda, está incorreta.

Gabarito: b) Errado

A teoria de Vygotsky encoraja a interação em atividades dentro da Zona de Desenvolvimento Proximal, onde a criança pode realizar tarefas com ajuda, promovendo assim seu desenvolvimento cognitivo.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.