Questões Pedagogia

A coordenadora pedagógica de uma escola, desejosa de solucionar problemas relacionad...

Responda: A coordenadora pedagógica de uma escola, desejosa de solucionar problemas relacionados ao desempenho em Matemática de alguns alunos marcados como incapazes de aprender essa matéria, aproveitou a...


1Q319564 | Pedagogia, Analista Judiciário, TJ RO, CESPE CEBRASPE

A coordenadora pedagógica de uma escola, desejosa de solucionar problemas relacionados ao desempenho em Matemática de alguns alunos marcados como incapazes de aprender essa matéria, aproveitou a chegada de um novo professor e o instruiu dizendo-lhe que a turma A era composta por alunos muito competentes em Matemática, dedicados aos estudos e criativos; sobre a turma B, afirmou serem alunos desinteressados, desatentos e sem futuro para as ciências exatas. Passados alguns meses observou-se considerável elevação no desempenho da turma A, assim como o resultado inverso pode ser conferido na turma B. Detalhe importante é que a coordenadora havia invertido as informações fornecidas ao professor, isto é, a turma dos bons alunos era, na verdade, a B.

A partir dessa situação hipotética, assinale a opção correta acerca da relação professor-aluno.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
David Castilho
Por David Castilho em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)

A situação descrita é um exemplo clássico do efeito Pigmaleão ou profecia autorrealizável, onde as expectativas do professor influenciam o desempenho dos alunos. A coordenadora passou informações erradas, mas o professor tratou a turma A como se fosse composta por alunos competentes, o que elevou o desempenho deles, e a turma B como desinteressada, o que piorou o desempenho.

A alternativa a) destaca que o papel do professor é interagir com os alunos, auxiliá-los nas dificuldades e reforçar os pontos positivos, o que é fundamental para o processo de aprendizagem, independentemente de informações prévias.

As outras alternativas dão ênfase excessiva à necessidade de informações externas ou à dependência dessas para o sucesso do professor, o que não é correto, pois o professor deve basear seu trabalho na interação direta e na observação dos alunos, evitando preconceitos ou julgamentos prévios.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.