Questões Pedagogia

Caroline tem 9 anos, vivia no Maranhão e mudou-se para São Paulo recentemente. Estud...

Responda: Caroline tem 9 anos, vivia no Maranhão e mudou-se para São Paulo recentemente. Estudou o correspondente ao 2º ano do Ensino Fundamental I do ensino de 9 anos (turma em que os educando têm 7 anos...


1Q319618 | Pedagogia, Coordenador Pedagógico, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Caroline tem 9 anos, vivia no Maranhão e mudou-se para São Paulo recentemente. Estudou o correspondente ao 2º ano do Ensino Fundamental I do ensino de 9 anos (turma em que os educando têm 7 anos). Ao observar o histórico escolar da aluna, a coordenadora pedagógica notou que ela deveria ser matriculada no 3º ano, porém haverá uma defasagem entre idade e série. No histórico, é possível verificar que a aluna não ficou retida em nenhuma série, porém em contato com a família, a coordenadora ficou ciente de que apenas a mãe morava com a menina e não pode levá-la à escola durante um ano inteiro. Assim, Caroline cursou apenas o 1º e o 2º anos. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta o procedimento que pode ser adotado neste caso.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
David Castilho
Por David Castilho em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: c)

Neste caso, o procedimento que pode ser adotado é avaliar os conhecimentos da aluna de forma sistemática e verificar se correspondem aos objetivos propostos para o 4º ano. Para isso, pode ser realizada uma reunião, em caráter especial, do Conselho Escolar para analisar a situação e decidir sobre a reclassificação da estudante para que possa cursar o 4º ano.

Essa medida visa garantir que a aluna tenha as competências necessárias para acompanhar o conteúdo do 4º ano, mesmo com a defasagem entre idade e série devido à sua mudança de estado e à ausência da mãe durante um ano. Dessa forma, é possível promover a aprendizagem adequada e o desenvolvimento educacional da aluna.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.