Segundo Perrenoud (1999, p. 10), “(...) a avaliação está no âmago das contradições d...
Responda: Segundo Perrenoud (1999, p. 10), “(...) a avaliação está no âmago das contradições do sistema educativo, constantemente na articulação da seleção e da formação, do reconhecimento e da negação da...
💬 Comentários
Confira os comentários sobre esta questão.

Por Matheus Fernandes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: c)
Perrenoud (1999) destaca a importância da avaliação no contexto educativo, ressaltando que a regulação é um componente variável da ação pedagógica, ou seja, a avaliação não deve ser vista como algo estático, mas sim como um processo dinâmico.
Sobre as afirmativas:
- A primeira afirmativa é falsa, pois a regulação não é um momento específico da ação pedagógica, mas sim um aspecto presente ao longo de todo o processo educativo.
- A segunda afirmativa é verdadeira, pois as hierarquias de excelência escolar influenciam diretamente no sucesso ou fracasso dos alunos.
- A terceira afirmativa é verdadeira, uma vez que a avaliação formativa requer do professor um conhecimento aprofundado do currículo e dos processos de ensino e aprendizagem.
- A quarta afirmativa é falsa, pois nem toda avaliação, exceto a formativa, é uma forma de controle social e coerção. A avaliação pode ter diferentes finalidades e não deve ser vista apenas como um instrumento de controle.
Portanto, a sequência correta é: F V V F, correspondente à alternativa c).
Perrenoud (1999) destaca a importância da avaliação no contexto educativo, ressaltando que a regulação é um componente variável da ação pedagógica, ou seja, a avaliação não deve ser vista como algo estático, mas sim como um processo dinâmico.
Sobre as afirmativas:
- A primeira afirmativa é falsa, pois a regulação não é um momento específico da ação pedagógica, mas sim um aspecto presente ao longo de todo o processo educativo.
- A segunda afirmativa é verdadeira, pois as hierarquias de excelência escolar influenciam diretamente no sucesso ou fracasso dos alunos.
- A terceira afirmativa é verdadeira, uma vez que a avaliação formativa requer do professor um conhecimento aprofundado do currículo e dos processos de ensino e aprendizagem.
- A quarta afirmativa é falsa, pois nem toda avaliação, exceto a formativa, é uma forma de controle social e coerção. A avaliação pode ter diferentes finalidades e não deve ser vista apenas como um instrumento de controle.
Portanto, a sequência correta é: F V V F, correspondente à alternativa c).
⚠️ Clique para ver os comentários
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo
Ver comentários