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Analise as afirmativas sobre a flexão verbal e nominaldas palavras destacadas no períod...

Responda: Analise as afirmativas sobre a flexão verbal e nominaldas palavras destacadas no período. “Antigamente, as crianças conversavam fisicamentecom seus amigos."


1Q31986 | Português, Interpretação de Textos, Assistente Administrativo, CRM SC, IESES

Texto associado.
Leia o texto responda à seguinte questão.

TECNOLOGIA PARECE ALTERAR CARÁTER DE AMIZADES JUVENIS
 HILARY STOUT – THE NEW YORK TIMES

Antigamente, as crianças conversavam fisicamente com seus amigos. Aquelas horas passadas no telefone da família ou na companhia de amigos do bairro desapareceram muito tempo atrás. Hoje, porém, até mesmo trocar _______ por celular ou e-mail está __________ . Para os adolescentes e pré-adolescentes atuais, a amizade parece se desenrolar cada vez mais por meio de minitextos, SMSs ou nos fóruns muito públicos de Facebook ou MySpace.
Boa parte das preocupações com esse uso da tecnologia tem sido voltada, até agora, a suas implicações no desenvolvimento intelectual das crianças. Mas especialistas começam a estudar um fenômeno profundo: a possibilidade de a tecnologia estar mudando a própria natureza das amizades das crianças.
“De modo geral, os temores suscitados pelo ciberbullying e o sexting (troca de mensagens com textos e imagens de teor sexual) têm ocupado o primeiro plano, deixando em segundo plano um olhar sobre coisas realmente nuançadas, como a maneira como a tecnologia está afetando o caráter de proximidade de amizade”, disse Jeffrey G. Parker, professor-associado de psicologia na Universidade do Alabama, que estuda as amizades infantis desde a década de 1980. “Estamos apenas começando a analisar essas modificações sutis.”
A dúvida é se todo esse envio de mensagens e a participação em redes sociais on line permite aos adolescentes e crianças ficar mais em contato com seus amigos e lhes dar mais apoio – ou se a qualidade de suas interações está sendo prejudicada pela ausência de intimidade e da troca emocional dadas pelo tempo passado fisicamente juntos.
Ainda é muito cedo para saber a resposta. Escrevendo no periódico “The Future of Children”, Kaveri Subrahmanyam e Patricia M. Greenfield, psicólogos, [...] observaram: “Evidências qualitativas iniciais indicam que a facilidade das comunicações eletrônicas pode estar fazendo os ‘teens’ terem menos interesse em comunicação cara a cara com seus amigos. São necessárias mais pesquisas para avaliar até que ponto esse fenômeno está presente e quais seus efeitos sobre a qualidade emocional de um relacionamento”.
Mas a questão é importante, acreditam estudiosos, porque as amizades infantis estreitas ajudam as crianças a ganhar confiança em pessoas de fora de seu círculo familiar e a deitar as bases para relacionamentos adultos saudáveis. “Não podemos deixar que os relacionamentos bons e estreitos desapareçam. Eles são essenciais para permitir que as crianças brinquem com suas emoções, expressem suas emoções – todas as funções de apoio que acompanham os relacionamentos adultos”, disse Parker.
O que veem muitos profissionais que trabalham com crianças são intercâmbios mais superficiais e mais públicos que no passado. Um dos receios é que a criança e os adolescentes de hoje possam estar deixando de viver experiências que os ajudam a desenvolver empatia, compreender nuances emocionais e interpretar indicações como as expressões faciais e a linguagem corporal. Com as obsessões tecnológicas das crianças começando em idade cada vez mais precoce, é possível que seus cérebros acabem sofrendo modificações e que essas habilidades se enfraqueçam mais, pensam alguns pesquisadores.
Mas outros estudiosos da amizade argumentam que a tecnologia está aproximando as crianças mais do que nunca. Elizabeth Hartley-Brewer, autora do livro “Making Friends: A Guide to Undestanding and Nurturing Your Child’s Friendships”, […] acredita que a tecnologia permite a adolescents e crianças ficar conectados com seus amigos 24 horas por dia [...]
[...]
Para algumas crianças ou adolescentes, a tecnologia é um instrumento que facilita a vida social ativa. Hannah Kliot, 15 [...] diz que usa o SMS para fazer planos e para transmitir coisas que acha engraçadas ou interessantes. Mas também o usa para saber como estão suas amigas que podem estar chateadas com alguma coisa – e, nesses casos, procura conversar realmente com elas. “Mas acho que a nova forma de conversar com uma pessoa é o bate-papo por vídeo, no qual você realmente vê a outra pessoa”, disse. “Já dei telefonemas, mas telefonar é considerado antiquado.”

(Folha de São Paulo, 10/5/2010.)
Analise as afirmativas sobre a flexão verbal e nominal das palavras destacadas no período.

“Antigamente, as crianças conversavam fisicamente com seus amigos."

I. O verbo conversavam encontra-se no pretérito imperfeito do modo indicativo e na terceira  pessoa do plural.
II. O substantivo amigos apresenta gênero masculino e número plural.
III. Os substantivos crianças e amigos são flexionáveis morfologicamente em gênero e número.

Qual a alternativa correta?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
David Castilho
Por David Castilho em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: d)

Vamos analisar cada afirmativa para entender o porquê da resposta correta.

I. O verbo 'conversavam' está realmente no pretérito imperfeito do modo indicativo, que indica uma ação habitual ou contínua no passado. Além disso, está na terceira pessoa do plural, pois concorda com o sujeito 'crianças', que é plural. Portanto, a afirmativa I está correta.

II. O substantivo 'amigos' apresenta gênero masculino e número plural. Isso porque 'amigos' é o plural de 'amigo', que é um substantivo masculino. Mesmo que o grupo seja misto, o masculino prevalece na flexão nominal. Logo, a afirmativa II está correta.

III. A afirmativa III diz que os substantivos 'crianças' e 'amigos' são flexionáveis morfologicamente em gênero e número. Isso não é totalmente correto. Embora ambos sejam flexionáveis em número (singular e plural), 'criança' é um substantivo comum de dois gêneros, ou seja, pode ser masculino ou feminino, mas a forma 'crianças' não apresenta flexão de gênero, pois a palavra é a mesma para ambos os gêneros. Já 'amigos' é masculino plural, e seu feminino seria 'amigas'. Portanto, 'amigos' é flexionável em gênero, mas 'crianças' não apresenta flexão de gênero na forma destacada. Por isso, a afirmativa III está incorreta.

Assim, as afirmativas corretas são I e II, correspondendo à alternativa d.

Checagem dupla:

Revisando, o verbo está no pretérito imperfeito, terceira pessoa do plural (I correta).

'Amigos' é masculino plural (II correta).

'crianças' não flexiona gênero na forma destacada, apenas número; 'amigos' flexiona gênero e número, mas a afirmativa fala dos dois juntos, o que torna a afirmativa III incorreta.

Portanto, a resposta correta é a letra d.
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