Questões Pedagogia Teorias do Ensino e da Aprendizagem
Acerca das concepções pedagógicas contra-hegemônicas, julgue os itens que se seguem. Pa...
Responda: Acerca das concepções pedagógicas contra-hegemônicas, julgue os itens que se seguem. Para a pedagogia crítico-social dos conteúdos, o papel da escola é difundir conteúdos indissociáveis das realida...
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Por David Castilho em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b) Errado
A pedagogia crítico-social dos conteúdos, conforme proposta por Dermeval Saviani, entende que o papel da escola não é simplesmente difundir conteúdos que sejam indissociáveis das realidades sociais, mas sim promover a apropriação crítica dos conteúdos escolares, que são socialmente produzidos e historicamente construídos.
Essa pedagogia enfatiza a importância de uma educação que permita aos estudantes compreenderem a realidade social de forma crítica, possibilitando a transformação dessa realidade. Portanto, os conteúdos escolares devem ser analisados e problematizados, e não apenas difundidos de forma acrítica.
Assim, a afirmação de que o papel da escola é difundir conteúdos indissociáveis das realidades sociais está incorreta, pois a pedagogia crítico-social dos conteúdos propõe uma relação dialética entre o conteúdo e a realidade social, com foco na crítica e na transformação social.
Fazendo uma checagem dupla, a pedagogia crítico-social dos conteúdos não defende a simples difusão, mas a apropriação crítica dos conteúdos, o que confirma que a alternativa correta é a letra b) Errado.
A pedagogia crítico-social dos conteúdos, conforme proposta por Dermeval Saviani, entende que o papel da escola não é simplesmente difundir conteúdos que sejam indissociáveis das realidades sociais, mas sim promover a apropriação crítica dos conteúdos escolares, que são socialmente produzidos e historicamente construídos.
Essa pedagogia enfatiza a importância de uma educação que permita aos estudantes compreenderem a realidade social de forma crítica, possibilitando a transformação dessa realidade. Portanto, os conteúdos escolares devem ser analisados e problematizados, e não apenas difundidos de forma acrítica.
Assim, a afirmação de que o papel da escola é difundir conteúdos indissociáveis das realidades sociais está incorreta, pois a pedagogia crítico-social dos conteúdos propõe uma relação dialética entre o conteúdo e a realidade social, com foco na crítica e na transformação social.
Fazendo uma checagem dupla, a pedagogia crítico-social dos conteúdos não defende a simples difusão, mas a apropriação crítica dos conteúdos, o que confirma que a alternativa correta é a letra b) Errado.
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