Sacristán, ao discutir as diversas concepções de currículo, apresenta quatro pontos ...
Responda: Sacristán, ao discutir as diversas concepções de currículo, apresenta quatro pontos importantes a serem considerados em qualquer conceitualização. Dentre eles, o currículo
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Por Ingrid Nunes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b) Sacristán, ao discutir as concepções de currículo, destaca que o currículo é um projeto cultural elaborado que condiciona a profissionalização do docente. Isso significa que o currículo não é apenas um conjunto de conteúdos, mas um documento que orienta e limita a atuação dos professores, ao mesmo tempo em que permite diferentes graus de flexibilidade para que eles possam intervir e adaptar o ensino conforme as necessidades.
A alternativa a) fala sobre a seleção e organização dos conteúdos, mas não enfatiza o caráter do currículo como projeto cultural e sua relação com a profissionalização docente, que é central para Sacristán.
A alternativa c) aborda o currículo como um processo historicamente condicionado e ligado às forças dominantes, o que é uma visão crítica, mas não é o ponto principal destacado por Sacristán em seus quatro pontos fundamentais.
A alternativa d) menciona a interação de concepções teóricas, o que é verdade, mas não é o foco principal da conceitualização de Sacristán.
A alternativa e) fala do currículo como responsável por organizar e moldar a prática docente, o que é correto, mas não enfatiza a questão do projeto cultural e a flexibilidade para intervenção dos professores.
Portanto, a alternativa b) é a que melhor expressa a visão de Sacristán sobre o currículo, destacando seu caráter de projeto cultural que condiciona a profissionalização docente e a necessidade de flexibilidade para intervenção dos professores.
A alternativa a) fala sobre a seleção e organização dos conteúdos, mas não enfatiza o caráter do currículo como projeto cultural e sua relação com a profissionalização docente, que é central para Sacristán.
A alternativa c) aborda o currículo como um processo historicamente condicionado e ligado às forças dominantes, o que é uma visão crítica, mas não é o ponto principal destacado por Sacristán em seus quatro pontos fundamentais.
A alternativa d) menciona a interação de concepções teóricas, o que é verdade, mas não é o foco principal da conceitualização de Sacristán.
A alternativa e) fala do currículo como responsável por organizar e moldar a prática docente, o que é correto, mas não enfatiza a questão do projeto cultural e a flexibilidade para intervenção dos professores.
Portanto, a alternativa b) é a que melhor expressa a visão de Sacristán sobre o currículo, destacando seu caráter de projeto cultural que condiciona a profissionalização docente e a necessidade de flexibilidade para intervenção dos professores.
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