Questões Pedagogia Planejamento de Ensino

Em uma escola que trabalha com a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), f...

Responda: Em uma escola que trabalha com a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), foi organizada uma classe para atender adolescentes, jovens e adultos na faixa etária entre 15 e 30 anos em fas...


1Q320064 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Pedagogo, Fasepa, CESPE CEBRASPE

Em uma escola que trabalha com a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), foi organizada uma classe para atender adolescentes, jovens e adultos na faixa etária entre 15 e 30 anos em fase de alfabetização. Alguns desses alunos já estão integrados ao mercado de trabalho, principalmente o de natureza informal, e outros estão desempregados, especialmente os mais novos. Todos tiveram uma passagem pela escola e não conseguiram aprender a ler e a escrever. Neste ano, retomaram seus estudos com vontade de recuperar o que não foi aprendido. Em uma das aulas, o professor distribuiu um texto para a turma fazer uma leitura silenciosa individualmente. Ao perceber que uma das alunas, que está desempregada, não estava lendo o texto proposto, o professor então disse: “Você, fulana, fica aí sem querer ler e escrever, vai trabalhar de quê? Faxineira? Olha lá, se alguém quer faxineira que não saiba ler nem escrever!

Diante da situação hipotética acima descrita, julgue os itens a seguir.

A falta de acolhimento dos adolescentes das camadas desfavorecidas no sistema escolar pouco interfere no processo de ensino-aprendizagem, pois esses alunos já estão acostumados a enfrentar situações constrangedoras dessa natureza.
  1. ✂️
  2. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Letícia Cunha
Por Letícia Cunha em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b) A afirmativa está errada porque a falta de acolhimento dos adolescentes das camadas desfavorecidas no sistema escolar interfere significativamente no processo de ensino-aprendizagem.

Quando alunos são expostos a situações constrangedoras, como a mencionada no enunciado, isso pode gerar sentimentos de exclusão, desmotivação e baixa autoestima, prejudicando seu desempenho e interesse pelos estudos.

O acolhimento é fundamental para criar um ambiente escolar seguro e respeitoso, que favoreça a aprendizagem e o desenvolvimento integral dos estudantes, especialmente daqueles que já enfrentam vulnerabilidades sociais.

Portanto, afirmar que esses alunos já estão acostumados a situações constrangedoras e que isso pouco interfere no aprendizado é um equívoco, pois o ambiente escolar deve ser um espaço de valorização e incentivo, não de discriminação ou humilhação.

Essa compreensão está alinhada com as diretrizes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que enfatizam a importância do respeito à diversidade e ao acolhimento para garantir o direito à educação de qualidade.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.