É tarefa dos educadores organizar o espaço e o tempo das escolas infantis, sempre levando em conta o objetivo de proporcionar o desenvolvimento das crianças. Maria Carmen Silveira Barbosa e Maria da Graça Souza Horn pesquisam a organização do espaço e do tempo na escola infantil e afirmam:
✂️ a) organizar o cotidiano das crianças da Educação Infantil pressupõe pensar que o estabelecimento de uma sequência básica de atividades diárias é, antes de mais nada, o resultado da leitura que fazemos do nosso grupo de crianças, a partir, principalmente, de seus interesses. ✂️ b) que este conhecimento é fundamental na estruturação do ambiente escolar já que considera o trabalho que a professora pretende desenvolver. ✂️ c) que são necessários momentos únicos, organizados de acordo com as necessidades biológicas, psicológicas, sociais e históricas das crianças. ✂️ d) o modo como organizamos materiais e móveis, e a forma como crianças e adultos ocupam esse espaço e como interagem com ele são reveladores de uma concepção pedagógica. ✂️ e) deveria-se considerar as necessidades relacionadas ao repouso, alimentação, higiene de cada criança, levando-se em conta sua faixa etária e suas características pessoais, assim como as expectativas da família em relação à escola.