Questões Pedagogia Bases Psicológicas da Aprendizagem
O psicólogo russo Lev Vigotsky denomina o espaço entre o que a criança consegue fazer s...
Responda: O psicólogo russo Lev Vigotsky denomina o espaço entre o que a criança consegue fazer sozinha e o que ela fará a partir da mediação do professor de
💬 Comentários
Confira os comentários sobre esta questão.

Por Camila Duarte em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: d) Zona de desenvolvimento imediato.
Lev Vigotsky, psicólogo russo, é conhecido por sua teoria sociocultural do desenvolvimento cognitivo. Um dos conceitos centrais dessa teoria é a "zona de desenvolvimento proximal" ou "zona de desenvolvimento imediato". Essa zona representa o espaço entre o que a criança consegue realizar sozinha e o que ela pode realizar com a ajuda ou mediação de um adulto ou professor.
Esse conceito destaca a importância da interação social e do ensino mediado para o aprendizado e desenvolvimento da criança. A mediação do professor ou de um adulto mais experiente permite que a criança avance em suas habilidades, alcançando níveis que ainda não conseguiria sozinha.
As outras alternativas não correspondem a esse conceito específico. "Equilibração" está relacionada a Piaget, "prontidão" refere-se a um estado de preparação para aprender, "quociente de inteligência" é uma medida quantitativa e "andaime" (scaffolding) é um termo relacionado à mediação, mas não é o nome dado por Vigotsky para esse espaço entre o que a criança faz sozinha e com ajuda.
Portanto, a resposta correta é a letra d, que corresponde à "zona de desenvolvimento imediato".
Lev Vigotsky, psicólogo russo, é conhecido por sua teoria sociocultural do desenvolvimento cognitivo. Um dos conceitos centrais dessa teoria é a "zona de desenvolvimento proximal" ou "zona de desenvolvimento imediato". Essa zona representa o espaço entre o que a criança consegue realizar sozinha e o que ela pode realizar com a ajuda ou mediação de um adulto ou professor.
Esse conceito destaca a importância da interação social e do ensino mediado para o aprendizado e desenvolvimento da criança. A mediação do professor ou de um adulto mais experiente permite que a criança avance em suas habilidades, alcançando níveis que ainda não conseguiria sozinha.
As outras alternativas não correspondem a esse conceito específico. "Equilibração" está relacionada a Piaget, "prontidão" refere-se a um estado de preparação para aprender, "quociente de inteligência" é uma medida quantitativa e "andaime" (scaffolding) é um termo relacionado à mediação, mas não é o nome dado por Vigotsky para esse espaço entre o que a criança faz sozinha e com ajuda.
Portanto, a resposta correta é a letra d, que corresponde à "zona de desenvolvimento imediato".
⚠️ Clique para ver os comentários
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo
Ver comentários