A concepção de aprendizagem defendida por Lev Semenovitch Vygotsky (1896-1934) e Jean Piaget (1896- 1980) prevê a interação do sujeito com seu meio e com o outro como um dos fatores fundamentais para o desenvolvimento de aprendizagens. Em um ambiente educativo na modalidade de Educação a Distância, baseado nessa concepção, o papel desempenhado pelo professor/tutor deve ser o de
✂️ a) gerente das atividades do curso, controlando o tempo de acesso de cada participante, o tempo de participação nos fóruns e de realização das tarefas propostas. ✂️ b) mediador, responsável por estabeler a comunicação com todo o grupo de participantes e proporcionar, sempre que possível, a interação entre os mesmos, motivando a participação e a aprendizagem de seu grupo. ✂️ c) organizador do layout do curso: sua programação, recursos interativos, manutenção dos aplicativos e responder a possíveis dúvidas relativas à utilização das ferramentas disponibilizadas. ✂️ d) responsável pela quantificação das tarefas realizadas e dos acessos e participações, e pela aprovação ou não dos participantes de acordo com os critérios quantitativos estabelecidos. ✂️ e) elaborador da plataforma interativa de formação, determinando os recursos e links a serem disponibilizados, sendo responsável também por realizar a manutenção e responder às possíveis falhas no sistema.