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A avaliação como prática de investigação NÃO deverá

Responda: A avaliação como prática de investigação NÃO deverá


1Q320556 | Pedagogia, Professor de Educação Básica, Prefeitura de Juatuba MG, CONSULPLAN

A avaliação como prática de investigação NÃO deverá
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💬 Comentários

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Letícia Cunha
Por Letícia Cunha em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a) A avaliação educacional não deve priorizar apenas o resultado, pois isso limita a compreensão do processo de aprendizagem. A avaliação deve ir além da simples mensuração de notas ou desempenho final, buscando analisar os conhecimentos construídos ao longo do processo.

Além disso, a avaliação deve interrogar a relação entre ensino e aprendizagem, ou seja, deve refletir sobre como o ensino está contribuindo para a aprendizagem dos alunos, permitindo ajustes e melhorias.

Também é fundamental que a avaliação busque identificar as dificuldades dos estudantes de forma dialógica, promovendo um diálogo entre professor e aluno para entender os obstáculos enfrentados e assim oferecer suporte adequado.

Portanto, a alternativa correta é a) porque priorizar apenas o resultado vai contra os princípios de uma avaliação formativa e investigativa, que visa compreender e melhorar o processo educativo como um todo.
Equipe Gabarite
Por Equipe Gabarite em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a) A avaliação como prática de investigação não deve priorizar apenas o resultado. Isso porque a avaliação deve ir além da simples verificação do desempenho final, buscando compreender o processo de aprendizagem como um todo.

A avaliação deve analisar os conhecimentos construídos, ou seja, o que o aluno efetivamente aprendeu e como ele desenvolveu suas habilidades ao longo do tempo. Isso está alinhado com uma visão formativa da avaliação, que valoriza o progresso e o desenvolvimento do aluno.

Além disso, a avaliação deve interrogar a relação ensino-aprendizagem, ou seja, refletir sobre como o ensino está contribuindo para a aprendizagem dos alunos e identificar possíveis ajustes necessários.

Também é fundamental que a avaliação busque identificar as dificuldades dos alunos de forma dialógica, promovendo um diálogo entre professor e aluno para entender os obstáculos e pensar em estratégias para superá-los.

Portanto, priorizar apenas o resultado é uma prática que contraria a concepção investigativa da avaliação, que é mais ampla e reflexiva.
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