Questões Pedagogia Gestão Educacional e Planejamento Participativo
No ambiente escolar, a gestão democrática consiste
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Por David Castilho em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: c)
A gestão democrática no ambiente escolar consiste nos processos sistemáticos de tomada de decisões e na concretização dessas decisões no cotidiano escolar. Isso significa que a comunidade escolar, incluindo diretores, professores, funcionários, alunos e pais, participa ativamente das decisões que afetam a escola, contribuindo para a construção de um ambiente mais participativo, transparente e democrático.
A gestão democrática busca garantir a participação de todos os envolvidos no processo educativo, promovendo a autonomia, a coletividade e a responsabilidade compartilhada. Essa abordagem valoriza a diversidade de ideias, a pluralidade de opiniões e a colaboração entre os membros da comunidade escolar, visando sempre a melhoria da qualidade da educação oferecida.
A gestão democrática está prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96), que estabelece a participação da comunidade escolar nos processos decisórios das instituições de ensino.
A gestão democrática no ambiente escolar consiste nos processos sistemáticos de tomada de decisões e na concretização dessas decisões no cotidiano escolar. Isso significa que a comunidade escolar, incluindo diretores, professores, funcionários, alunos e pais, participa ativamente das decisões que afetam a escola, contribuindo para a construção de um ambiente mais participativo, transparente e democrático.
A gestão democrática busca garantir a participação de todos os envolvidos no processo educativo, promovendo a autonomia, a coletividade e a responsabilidade compartilhada. Essa abordagem valoriza a diversidade de ideias, a pluralidade de opiniões e a colaboração entre os membros da comunidade escolar, visando sempre a melhoria da qualidade da educação oferecida.
A gestão democrática está prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96), que estabelece a participação da comunidade escolar nos processos decisórios das instituições de ensino.
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