Questões Pedagogia Bases Psicológicas da Aprendizagem

A concepção de construção do conhecimento pelas crianças em situações de interação soci...

Responda: A concepção de construção do conhecimento pelas crianças em situações de interação social foi pesquisada, com diferentes abordagens, por vários autores como Wallon, Piaget e Vygotsky. Percebe-se qu...


1Q320972 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

A concepção de construção do conhecimento pelas crianças em situações de interação social foi pesquisada, com diferentes abordagens, por vários autores como Wallon, Piaget e Vygotsky. Percebe-se que esses conhecimentos, que apresentam convergências e divergências, têm influenciado marcadamente a educação nas últimas décadas. Entretanto, algumas escolas se dizem construtivistas e apresentam práticas antagônicas a tais princípios, como por exemplo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Camila Duarte
Por Camila Duarte em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b)

As práticas antagônicas aos princípios construtivistas, como mencionado no enunciado, são aquelas que vão de encontro aos pressupostos teóricos de autores como Wallon, Piaget e Vygotsky.

No caso da alternativa b), "organização das turmas buscando a homogeneidade entre os alunos", isso vai de encontro ao princípio da diversidade e individualidade de cada aluno, que é um dos pilares do construtivismo. A homogeneidade entre os alunos pode limitar a troca de experiências, a aprendizagem colaborativa e a valorização das diferenças individuais, que são aspectos fundamentais para a construção do conhecimento de forma significativa.

Portanto, a alternativa b) é a correta como prática antagônica aos princípios construtivistas.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.