Questões Pedagogia Bases Psicológicas da Aprendizagem
A concepção de construção do conhecimento pelas crianças em situações de interação soci...
Responda: A concepção de construção do conhecimento pelas crianças em situações de interação social foi pesquisada, com diferentes abordagens, por vários autores como Wallon, Piaget e Vygotsky. Percebe-se qu...
💬 Comentários
Confira os comentários sobre esta questão.

Por Camila Duarte em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b)
As práticas antagônicas aos princípios construtivistas, como mencionado no enunciado, são aquelas que vão de encontro aos pressupostos teóricos de autores como Wallon, Piaget e Vygotsky.
No caso da alternativa b), "organização das turmas buscando a homogeneidade entre os alunos", isso vai de encontro ao princípio da diversidade e individualidade de cada aluno, que é um dos pilares do construtivismo. A homogeneidade entre os alunos pode limitar a troca de experiências, a aprendizagem colaborativa e a valorização das diferenças individuais, que são aspectos fundamentais para a construção do conhecimento de forma significativa.
Portanto, a alternativa b) é a correta como prática antagônica aos princípios construtivistas.
As práticas antagônicas aos princípios construtivistas, como mencionado no enunciado, são aquelas que vão de encontro aos pressupostos teóricos de autores como Wallon, Piaget e Vygotsky.
No caso da alternativa b), "organização das turmas buscando a homogeneidade entre os alunos", isso vai de encontro ao princípio da diversidade e individualidade de cada aluno, que é um dos pilares do construtivismo. A homogeneidade entre os alunos pode limitar a troca de experiências, a aprendizagem colaborativa e a valorização das diferenças individuais, que são aspectos fundamentais para a construção do conhecimento de forma significativa.
Portanto, a alternativa b) é a correta como prática antagônica aos princípios construtivistas.
⚠️ Clique para ver os comentários
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo
Ver comentários