Quando se fala das concepções em educação na contemporaneidade, muito se fala também...
Responda: Quando se fala das concepções em educação na contemporaneidade, muito se fala também em novos comportamentos do professor diante a aprendizagem. Na definição Behrens (2000) essa nova atitude doc...
💬 Comentários
Confira os comentários sobre esta questão.

Por Marcos de Castro em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)
A questão aborda o conceito de mediação pedagógica segundo Behrens (2000), que enfatiza o papel do professor como facilitador e motivador da aprendizagem.
A mediação pedagógica envolve o diálogo constante, a cooperação para que o aluno utilize as tecnologias de forma autônoma e a proposição de situações-problema para estimular o pensamento crítico e a aprendizagem ativa.
O item I está correto porque destaca o diálogo permanente, fundamental para a mediação pedagógica. O item II também está correto, pois ressalta a importância do aluno comandar as tecnologias, não ser apenas um receptor passivo. O item III é coerente, pois propor desafios é uma estratégia típica do mediador pedagógico.
Já o item IV está incorreto porque fala em uma interlocução unilateral e em críticas constantes aos conteúdos e propostas curriculares, o que contraria a ideia de mediação, que é dialógica e construtiva, não unilateral e crítica destrutiva.
Portanto, a alternativa correta é a que inclui os itens I, II e III, ou seja, a letra a).
Fazendo uma checagem dupla, confirmamos que a mediação pedagógica é um processo interativo e cooperativo, e que o item IV não corresponde a essa definição, reforçando que o gabarito oficial está correto.
A questão aborda o conceito de mediação pedagógica segundo Behrens (2000), que enfatiza o papel do professor como facilitador e motivador da aprendizagem.
A mediação pedagógica envolve o diálogo constante, a cooperação para que o aluno utilize as tecnologias de forma autônoma e a proposição de situações-problema para estimular o pensamento crítico e a aprendizagem ativa.
O item I está correto porque destaca o diálogo permanente, fundamental para a mediação pedagógica. O item II também está correto, pois ressalta a importância do aluno comandar as tecnologias, não ser apenas um receptor passivo. O item III é coerente, pois propor desafios é uma estratégia típica do mediador pedagógico.
Já o item IV está incorreto porque fala em uma interlocução unilateral e em críticas constantes aos conteúdos e propostas curriculares, o que contraria a ideia de mediação, que é dialógica e construtiva, não unilateral e crítica destrutiva.
Portanto, a alternativa correta é a que inclui os itens I, II e III, ou seja, a letra a).
Fazendo uma checagem dupla, confirmamos que a mediação pedagógica é um processo interativo e cooperativo, e que o item IV não corresponde a essa definição, reforçando que o gabarito oficial está correto.
⚠️ Clique para ver os comentários
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo
Ver comentários