Questões Pedagogia

Quando se fala das concepções em educação na contemporaneidade, muito se fala também...

Responda: Quando se fala das concepções em educação na contemporaneidade, muito se fala também em novos comportamentos do professor diante a aprendizagem. Na definição Behrens (2000) essa nova atitude doc...


1Q321073 | Pedagogia, Monitor, AMEAS PR, Prosperity

Quando se fala das concepções em educação na contemporaneidade, muito se fala também em novos comportamentos do professor diante a aprendizagem. Na definição Behrens (2000) essa nova atitude docente se dá como processo de mediação pedagógica, os seja, mediação pedagógica é a atitude do professor que se coloca como facilitador ou motivador da aprendizagem. Segundo este a mediação pedagógica tem algumas características que são:

I- Dialogar permanentemente de acordo com o que acontece no momento.

II- Cooperar para que o aprendiz use e comande as novas tecnologias para as aprendizagens e não seja comandado por elas ou por quem as tenha programado.

III- Propor situações problemas e desafios.

IV- Ensinar o aluno, através de uma forma de interlocução, professor/aluno unilateralmente, bem como tecer criticas constantes aos conteúdos e as maneiras sistêmicas desenvolvidas nas propostas curriculares das unidades educativas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Marcos de Castro
Por Marcos de Castro em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)
A questão aborda o conceito de mediação pedagógica segundo Behrens (2000), que enfatiza o papel do professor como facilitador e motivador da aprendizagem.

A mediação pedagógica envolve o diálogo constante, a cooperação para que o aluno utilize as tecnologias de forma autônoma e a proposição de situações-problema para estimular o pensamento crítico e a aprendizagem ativa.

O item I está correto porque destaca o diálogo permanente, fundamental para a mediação pedagógica. O item II também está correto, pois ressalta a importância do aluno comandar as tecnologias, não ser apenas um receptor passivo. O item III é coerente, pois propor desafios é uma estratégia típica do mediador pedagógico.

Já o item IV está incorreto porque fala em uma interlocução unilateral e em críticas constantes aos conteúdos e propostas curriculares, o que contraria a ideia de mediação, que é dialógica e construtiva, não unilateral e crítica destrutiva.

Portanto, a alternativa correta é a que inclui os itens I, II e III, ou seja, a letra a).

Fazendo uma checagem dupla, confirmamos que a mediação pedagógica é um processo interativo e cooperativo, e que o item IV não corresponde a essa definição, reforçando que o gabarito oficial está correto.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.