Questões Pedagogia Processo de Ensino Aprendizagem
Jonas é um aluno de 14 anos matriculado na quarta série do Ensino Fundamental I, de ...
Responda: Jonas é um aluno de 14 anos matriculado na quarta série do Ensino Fundamental I, de uma escola regular, e que apresenta deficiência mental sem causa definida. Está, aos poucos, se desenvolvendo ...
💬 Comentários
Confira os comentários sobre esta questão.

Por David Castilho em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: c)
Neste caso, a intervenção pedagógica mais adequada seria a professora demonstrar ao aluno a crença nas suas potencialidades, propondo situações em que ele possa desenvolver independência e iniciativa, melhorando assim o conceito que tem de si mesmo.
É fundamental que o aluno com deficiência mental receba um tratamento pedagógico que respeite suas limitações, mas que também estimule seu desenvolvimento e autonomia. A aceitação dos comportamentos inadequados não é a melhor abordagem, pois é possível trabalhar essas questões de forma positiva, visando o crescimento do aluno.
Reforçar a autoestima do aluno, acreditar em suas potencialidades e proporcionar situações que promovam sua independência são estratégias importantes para o desenvolvimento global do aluno com deficiência mental. A educação inclusiva busca justamente a valorização das diferenças e o desenvolvimento pleno de cada indivíduo, respeitando suas características e necessidades específicas.
Neste caso, a intervenção pedagógica mais adequada seria a professora demonstrar ao aluno a crença nas suas potencialidades, propondo situações em que ele possa desenvolver independência e iniciativa, melhorando assim o conceito que tem de si mesmo.
É fundamental que o aluno com deficiência mental receba um tratamento pedagógico que respeite suas limitações, mas que também estimule seu desenvolvimento e autonomia. A aceitação dos comportamentos inadequados não é a melhor abordagem, pois é possível trabalhar essas questões de forma positiva, visando o crescimento do aluno.
Reforçar a autoestima do aluno, acreditar em suas potencialidades e proporcionar situações que promovam sua independência são estratégias importantes para o desenvolvimento global do aluno com deficiência mental. A educação inclusiva busca justamente a valorização das diferenças e o desenvolvimento pleno de cada indivíduo, respeitando suas características e necessidades específicas.
⚠️ Clique para ver os comentários
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo
Ver comentários