Questões Pedagogia

Nas séries iniciais do Ensino Fundamental, quando do Ensino da Língua Portuguesa, um al...

Responda: Nas séries iniciais do Ensino Fundamental, quando do Ensino da Língua Portuguesa, um aluno que estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribue...


1Q321428 | Pedagogia, Professor de Pedagogia de Série Iniciais, Prefeitura de Seara SC

Nas séries iniciais do Ensino Fundamental, quando do Ensino da Língua Portuguesa, um aluno que estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a sua continuidade, sinaliza ao Professor desenvolvimento de habilidade leitora da seguinte especificidade:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Rodrigo Ferreira
Por Rodrigo Ferreira em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: d) Interpretação e integração.

Nas séries iniciais do Ensino Fundamental, o desenvolvimento da habilidade leitora envolve várias especificidades, entre elas a capacidade de interpretar e integrar informações dentro do texto. Quando um aluno consegue estabelecer relações entre partes do texto, identificando repetições ou substituições que garantem a continuidade textual, ele está exercitando justamente a interpretação e a integração das informações.

Essa habilidade é fundamental para a compreensão global do texto, pois permite que o leitor conecte ideias e entenda a coesão textual. A repetição e a substituição são recursos linguísticos que contribuem para a coesão, e reconhecer esses elementos indica que o aluno está avançando na compreensão do texto como um todo.

As outras alternativas não se encaixam tão bem nesse contexto. Por exemplo, a alternativa a) Crítica e avaliação envolve um nível mais avançado de análise, que vai além da simples identificação de relações textuais. A alternativa b) Localização e obtenção de informações refere-se mais à busca de dados específicos no texto, sem necessariamente integrar as partes. A alternativa c) Leitura de textos não ficcionais é um tipo de texto, não uma habilidade leitora. Portanto, a alternativa d) é a mais adequada.

Fazendo uma segunda checagem, a habilidade descrita está claramente relacionada à interpretação e integração, confirmando que o gabarito oficial está correto.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.