Nas séries iniciais do Ensino Fundamental, quando do Ensino da Língua Portuguesa, um al...
Responda: Nas séries iniciais do Ensino Fundamental, quando do Ensino da Língua Portuguesa, um aluno que estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribue...
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Por Rodrigo Ferreira em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: d) Interpretação e integração.
Nas séries iniciais do Ensino Fundamental, o desenvolvimento da habilidade leitora envolve várias especificidades, entre elas a capacidade de interpretar e integrar informações dentro do texto. Quando um aluno consegue estabelecer relações entre partes do texto, identificando repetições ou substituições que garantem a continuidade textual, ele está exercitando justamente a interpretação e a integração das informações.
Essa habilidade é fundamental para a compreensão global do texto, pois permite que o leitor conecte ideias e entenda a coesão textual. A repetição e a substituição são recursos linguísticos que contribuem para a coesão, e reconhecer esses elementos indica que o aluno está avançando na compreensão do texto como um todo.
As outras alternativas não se encaixam tão bem nesse contexto. Por exemplo, a alternativa a) Crítica e avaliação envolve um nível mais avançado de análise, que vai além da simples identificação de relações textuais. A alternativa b) Localização e obtenção de informações refere-se mais à busca de dados específicos no texto, sem necessariamente integrar as partes. A alternativa c) Leitura de textos não ficcionais é um tipo de texto, não uma habilidade leitora. Portanto, a alternativa d) é a mais adequada.
Fazendo uma segunda checagem, a habilidade descrita está claramente relacionada à interpretação e integração, confirmando que o gabarito oficial está correto.
Nas séries iniciais do Ensino Fundamental, o desenvolvimento da habilidade leitora envolve várias especificidades, entre elas a capacidade de interpretar e integrar informações dentro do texto. Quando um aluno consegue estabelecer relações entre partes do texto, identificando repetições ou substituições que garantem a continuidade textual, ele está exercitando justamente a interpretação e a integração das informações.
Essa habilidade é fundamental para a compreensão global do texto, pois permite que o leitor conecte ideias e entenda a coesão textual. A repetição e a substituição são recursos linguísticos que contribuem para a coesão, e reconhecer esses elementos indica que o aluno está avançando na compreensão do texto como um todo.
As outras alternativas não se encaixam tão bem nesse contexto. Por exemplo, a alternativa a) Crítica e avaliação envolve um nível mais avançado de análise, que vai além da simples identificação de relações textuais. A alternativa b) Localização e obtenção de informações refere-se mais à busca de dados específicos no texto, sem necessariamente integrar as partes. A alternativa c) Leitura de textos não ficcionais é um tipo de texto, não uma habilidade leitora. Portanto, a alternativa d) é a mais adequada.
Fazendo uma segunda checagem, a habilidade descrita está claramente relacionada à interpretação e integração, confirmando que o gabarito oficial está correto.
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