Tem certos dias em que eu penso em minha gente E sinto assim todo o meu peito apertar ............................................................. E aí me dá uma tristeza no meu peito Feito um despeito de eu não ter como lutar E eu, que não creio, peço a Deus por minha gente, É gente humilde, que vontade de chorar..
(Francisco Buarque de Holanda- Vinícius de Moraes-Garoto)
Nos versos acima, gente humilde necessita que se olhe por ela e que lhe dê dignidade e trabalho. Só é possível recuperar uma criatura se conseguirmos dignificá-la, através da educação e sua preparação para o trabalho para que se sinta valorizada e respeitada por aquilo que consegue e produz. A partir da educação escolarizada, ela percebe que o trabalho:
I- é dignificante quando se ganha bem, caso contrário escraviza, restringindo o direito ao lazer e a convivência familiar; II- é capaz de operar "milagres", de preencher o vazio deixado pela carência e não aceitação social; III- é indispensável ao homem como meio de sua subsistência e como meta para fazer seus planos; IV- confere dignidade às pessoas desde que sejam educadas para ele a partir de sua inserção na infância.
Assinale as afirmativas corretas:
✂️ a) somente I; ✂️ b) somente I e IV; ✂️ c) somente I e III; ✂️ d) somente II e III; ✂️ e) somente IV.