Questões Pedagogia Teorias do Ensino e da Aprendizagem
Para estudiosos que trabalham com a perspectiva teórica de "saberes em ação", como é o ...
Responda: Para estudiosos que trabalham com a perspectiva teórica de "saberes em ação", como é o caso de Donald Shon, "a eficácia de uma formação estaria relacionada não aos saberes nela difundidos, mas ao l...
💬 Comentários
Confira os comentários sobre esta questão.

Por David Castilho em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b) A questão aborda a perspectiva de Donald Shon sobre 'saberes em ação', que enfatiza a importância da reflexão sobre a prática na formação docente. Segundo essa visão, a eficácia da formação não está apenas na transmissão de conteúdos teóricos, mas no desenvolvimento da capacidade de refletir sobre a prática profissional.
Essa reflexão permite que o docente articule teoria e prática de forma coerente, o que é fundamental para uma atuação eficaz. Portanto, o aspecto estruturante da docência destacado é a necessidade de equilibrar coerência pragmática (prática) e coerência teórica (conhecimento), possibilitando uma formação que dialogue com a realidade do trabalho.
As outras alternativas não refletem adequadamente essa perspectiva. A alternativa a) fala em tensão irremediável, o que não é o foco da teoria de Shon, que propõe integração por meio da reflexão. A alternativa c) sugere sobreposição da teoria à prática, o que contraria a ideia de equilíbrio. A alternativa d) menciona desprezo teórico pela prática, o que não condiz com a valorização da reflexão prática defendida.
Assim, a alternativa b) é a que melhor representa o entendimento da relação entre formação e atuação docente segundo a perspectiva dos 'saberes em ação'.
Essa reflexão permite que o docente articule teoria e prática de forma coerente, o que é fundamental para uma atuação eficaz. Portanto, o aspecto estruturante da docência destacado é a necessidade de equilibrar coerência pragmática (prática) e coerência teórica (conhecimento), possibilitando uma formação que dialogue com a realidade do trabalho.
As outras alternativas não refletem adequadamente essa perspectiva. A alternativa a) fala em tensão irremediável, o que não é o foco da teoria de Shon, que propõe integração por meio da reflexão. A alternativa c) sugere sobreposição da teoria à prática, o que contraria a ideia de equilíbrio. A alternativa d) menciona desprezo teórico pela prática, o que não condiz com a valorização da reflexão prática defendida.
Assim, a alternativa b) é a que melhor representa o entendimento da relação entre formação e atuação docente segundo a perspectiva dos 'saberes em ação'.
⚠️ Clique para ver os comentários
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo
Ver comentários