Questões Pedagogia Teorias do Ensino e da Aprendizagem

Para estudiosos que trabalham com a perspectiva teórica de "saberes em ação", como é o ...

Responda: Para estudiosos que trabalham com a perspectiva teórica de "saberes em ação", como é o caso de Donald Shon, "a eficácia de uma formação estaria relacionada não aos saberes nela difundidos, mas ao l...


1Q321832 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Profissional da Educação II, Prefeitura de Goiânia GO, UEG

Para estudiosos que trabalham com a perspectiva teórica de "saberes em ação", como é o caso de Donald Shon, "a eficácia de uma formação estaria relacionada não aos saberes nela difundidos, mas ao lugar assumido pela reflexão sobre as práticas" (CHARTIER, A. M., 2007, p. 189). Neste entendimento da relação entre formação e atuação docente revela-se um aspecto estruturante da docência, a saber:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
David Castilho
Por David Castilho em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b) A questão aborda a perspectiva de Donald Shon sobre 'saberes em ação', que enfatiza a importância da reflexão sobre a prática na formação docente. Segundo essa visão, a eficácia da formação não está apenas na transmissão de conteúdos teóricos, mas no desenvolvimento da capacidade de refletir sobre a prática profissional.

Essa reflexão permite que o docente articule teoria e prática de forma coerente, o que é fundamental para uma atuação eficaz. Portanto, o aspecto estruturante da docência destacado é a necessidade de equilibrar coerência pragmática (prática) e coerência teórica (conhecimento), possibilitando uma formação que dialogue com a realidade do trabalho.

As outras alternativas não refletem adequadamente essa perspectiva. A alternativa a) fala em tensão irremediável, o que não é o foco da teoria de Shon, que propõe integração por meio da reflexão. A alternativa c) sugere sobreposição da teoria à prática, o que contraria a ideia de equilíbrio. A alternativa d) menciona desprezo teórico pela prática, o que não condiz com a valorização da reflexão prática defendida.

Assim, a alternativa b) é a que melhor representa o entendimento da relação entre formação e atuação docente segundo a perspectiva dos 'saberes em ação'.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.