Questões Pedagogia Currículo e Construção do Conhecimento
A teoria crítica de currículo, nos anos de 1980, no Brasil, compreende duas vertentes q...
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Por Marcos de Castro em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b) A teoria crítica de currículo no Brasil, especialmente nos anos 1980, é marcada por duas vertentes principais: a Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos e a Educação Popular.
A Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos busca analisar o currículo a partir de uma perspectiva crítica, entendendo que os conteúdos escolares não são neutros, mas carregam valores sociais e ideológicos. Essa vertente enfatiza a necessidade de uma educação que promova a consciência crítica dos alunos sobre a realidade social.
Já a Educação Popular, influenciada por Paulo Freire, propõe uma prática educativa dialógica e emancipatória, voltada para a transformação social e o empoderamento dos educandos, especialmente das classes populares.
As outras alternativas mencionam conceitos importantes, como Neo-marxismo e Teorias da Reprodução, mas não correspondem exatamente às vertentes que caracterizam a produção pedagógica brasileira da época no campo da teoria crítica de currículo.
Portanto, a alternativa correta é a letra b, que contempla as duas vertentes centrais da teoria crítica de currículo no Brasil nos anos 1980.
A Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos busca analisar o currículo a partir de uma perspectiva crítica, entendendo que os conteúdos escolares não são neutros, mas carregam valores sociais e ideológicos. Essa vertente enfatiza a necessidade de uma educação que promova a consciência crítica dos alunos sobre a realidade social.
Já a Educação Popular, influenciada por Paulo Freire, propõe uma prática educativa dialógica e emancipatória, voltada para a transformação social e o empoderamento dos educandos, especialmente das classes populares.
As outras alternativas mencionam conceitos importantes, como Neo-marxismo e Teorias da Reprodução, mas não correspondem exatamente às vertentes que caracterizam a produção pedagógica brasileira da época no campo da teoria crítica de currículo.
Portanto, a alternativa correta é a letra b, que contempla as duas vertentes centrais da teoria crítica de currículo no Brasil nos anos 1980.
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