Questões Pedagogia Fundamentos da Educação
Em relação às mudanças ocorridas na educação do sistema e no sistema educacional bra...
Responda: Em relação às mudanças ocorridas na educação do sistema e no sistema educacional brasileiro, observamos que, nas últimas décadas, o MEC tem apresentado algumas propostas e diretrizes para nortea...
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Por Camila Duarte em 31/12/1969 21:00:00
Para responder a questão corretamente, vamos analisar cada afirmativa:
I. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e as Diretrizes Curriculares Nacionais são documentos que possuem orientações para a prática pedagógica, o currículo e a avaliação na Educação Básica, porém não se constituem em definições que devam ser seguidas rigorosamente. Esta afirmativa está correta, pois os PCNs e as DCNs são documentos que orientam a educação no Brasil, mas não são de cumprimento obrigatório.
II. A criação dos PCNs pelo MEC não significa que o Governo Federal soluciona os problemas educacionais brasileiros centralizando as ações pedagógicas, os currículos e a avaliação nas redes estaduais e municipais. Esta afirmativa está incorreta, pois os PCNs não têm o objetivo de centralizar as ações pedagógicas, mas sim de orientar e fornecer diretrizes para a educação.
III. O MEC define a base comum nacional, cabendo às secretarias estaduais e municipais definir a parte diversificada do currículo, levando em consideração as diferenças regionais. Esta afirmativa está correta, pois o MEC estabelece uma base comum para todo o país, enquanto as secretarias estaduais e municipais têm autonomia para complementar o currículo de acordo com as especificidades locais.
Portanto, a alternativa correta é:
Gabarito: c) I e III estão corretas.
I. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e as Diretrizes Curriculares Nacionais são documentos que possuem orientações para a prática pedagógica, o currículo e a avaliação na Educação Básica, porém não se constituem em definições que devam ser seguidas rigorosamente. Esta afirmativa está correta, pois os PCNs e as DCNs são documentos que orientam a educação no Brasil, mas não são de cumprimento obrigatório.
II. A criação dos PCNs pelo MEC não significa que o Governo Federal soluciona os problemas educacionais brasileiros centralizando as ações pedagógicas, os currículos e a avaliação nas redes estaduais e municipais. Esta afirmativa está incorreta, pois os PCNs não têm o objetivo de centralizar as ações pedagógicas, mas sim de orientar e fornecer diretrizes para a educação.
III. O MEC define a base comum nacional, cabendo às secretarias estaduais e municipais definir a parte diversificada do currículo, levando em consideração as diferenças regionais. Esta afirmativa está correta, pois o MEC estabelece uma base comum para todo o país, enquanto as secretarias estaduais e municipais têm autonomia para complementar o currículo de acordo com as especificidades locais.
Portanto, a alternativa correta é:
Gabarito: c) I e III estão corretas.
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