Questões Pedagogia Planejamento de Ensino

Em cada um dos itens subsecutivos, é apresentada uma situação hipotética acerca de p...

Responda: Em cada um dos itens subsecutivos, é apresentada uma situação hipotética acerca de planejamento curricular, seguida de uma assertiva a ser julgada. Uma equipe multidisciplinar docente pro...


1Q322063 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Em cada um dos itens subsecutivos, é apresentada uma situação hipotética acerca de planejamento curricular, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Uma equipe multidisciplinar docente propôs um planejamento curricular com base em ideias filosóficas, sociológicas, psicológicas, axiológicas e nas teorias do ensino para a fundamentação do currículo. As bases legais que orientam o sistema educacional do país não foram levadas em consideração. Nessa situação, as bases legais não foram enfatizadas porque não são necessárias para a formulação de um currículo.

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💬 Comentários

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Rodrigo Ferreira
Por Rodrigo Ferreira em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b) A afirmação está incorreta porque as bases legais são fundamentais para a formulação do currículo escolar. O planejamento curricular deve estar alinhado às normas e diretrizes estabelecidas pela legislação educacional vigente, como a Constituição Federal, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/1996) e as Diretrizes Curriculares Nacionais.

Embora seja importante considerar fundamentos filosóficos, sociológicos, psicológicos e axiológicos, além das teorias do ensino, esses elementos precisam estar integrados às bases legais para garantir que o currículo esteja em conformidade com as políticas públicas e os direitos educacionais.

Ignorar as bases legais pode resultar em um currículo que não atende às exigências do sistema educacional brasileiro, comprometendo a validade e a eficácia do planejamento curricular.

Portanto, a equipe multidisciplinar deveria ter considerado as bases legais como parte essencial do processo de elaboração do currículo, o que torna a assertiva apresentada incorreta.
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